RedeGN - Imprimir Matéria

Ação do Detran-PE simula disputa entre motoristas e ciclistas para promover respeito no trânsito

19 de Aug / 2021 às 08h00 | Variadas

Ciclistas e motoristas disputam diariamente espaço nas vias, principalmente nos grandes centros urbanos. Uma relação nem sempre tão amigável.

Diante da questão, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) criou uma operação voltada para sensibilizar os motoristas sobre a necessidade de respeitar a distância lateral regulamentar entre veículo e ciclista, além de seguir outras medidas de segurança.

A ação acontece nesta quinta-feira (19), data que se comemora o Dia do Ciclista é desenvolvida numa parceria entre a Coordenação de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do Detran-PE com a Prefeitura de Igarassu com o apoio da Diretoria de Fiscalização.            

Durante a atividade, motoristas serão convidados a ocuparem bicicletas e serão colocados na mesma situação vivenciada pelos ciclistas quando ultrapassados por veículos. Enquanto pedalam, um veículo passará ao lado, a 1,5m, distância considerada segura. 

Logo em seguida, passará bem mais próximo, seguindo os protocolos de segurança, para que os motoristas vivenciem a mesma sensação que os ciclistas sentem quando não respeitam a distância lateral regulamentar. Haverá distribuição de brindes com todos os participantes e serviço de apoio aos ciclistas que circulam pelo local.

Os ciclistas, junto com os pedestres, são os mais vulneráveis no trânsito. A ação do Detran-PE busca contribuir para uma mudança de conceito em que motoristas de carros e ônibus passem a respeitar quem estiver nas ruas.

Em Pernambuco, por exemplo, os ciclistas têm conquistado relevância no trânsito com a evolução na implantação de ciclovias, além de contribuírem para um trânsito mais seguro e sustentável. A rua é de todos. Pedestres, ciclistas, motociclistas, carros e ônibus.

Entre as atitudes que integram uma postura segura para ciclistas e pedestres, está o uso da seta para sinalizar conversões, que também será abordada na operação. Com tal atitude é possível saber a direção que o veículo vai seguir veículo e definir o momento correto para atravessar ou parar, tanto para ciclistas, quanto para pedestres. 

 

Folha Pernambuco Foto Arquivo Detran PE

© Copyright RedeGN. 2009 - 2021. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.