RedeGN - Imprimir Matéria

Pesquisa da Univasf investiga assédio moral aos discentes no ambiente acadêmico

13 de Aug / 2021 às 21h00 | Variadas

Levantar informações sobre a percepção dos estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) sobre assédio moral no ambiente acadêmico. Este é o objetivo de uma pesquisa que está em andamento no Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap). O estudo acontece por meio da aplicação de um questionário on-line direcionado a todos os estudantes com idade a partir de 18 anos dos cursos de graduação e pós-graduação presenciais e a distância ofertados pela Univasf. O questionário estará disponível para preenchimento até 30 de agosto.

As informações coletadas no questionário irão subsidiar a elaboração da dissertação da discente do Profiap Natalia Melo da Silva. A mestranda, que é formada em Direito pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), estuda o assédio moral sofrido pelos discentes da Univasf no ambiente acadêmico.  O trabalho tem orientação do professor Ricardo Duarte.

“Busca-se entender, em primeiro lugar, se os alunos da Univasf conhecem a figura do assédio moral; sob quais condições ocorre assédio moral em face dos discentes da instituição; se eles se sentem acolhidos pela universidade diante dessas situações e o que pensam sobre as medidas institucionais que vêm sendo tomadas para coibir a prática”, explica Natalia, que também é servidora, lotada na Procuradoria Federal junto à Univasf.

Ela ressalta que este é um tema importante a ser debatido. “Existem muitas queixas dos alunos sobre essa questão, mas poucas situações são formalizadas. Através deste questionário os alunos poderão ter voz e expor a sua opinião sobre o assunto, sem necessidade de se identificar”, frisa. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Integração do Sertão (FIS) e todas as informações fornecidas pelos participantes terão caráter sigiloso.

Ascom Univasf

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.