RedeGN - Imprimir Matéria

Rui autoriza ampliação de serviço de reconhecimento facial e de placas para Salvador e mais 77 municípios, entre eles, Juazeiro

27 de Jul / 2021 às 16h00 | Policial

O Governo da Bahia anunciou a ampliação do serviço de inteligência artificial capaz de registrar e identificar criminosos, armas, placas de carros e atitudes suspeitas através de câmeras de segurança, para outros 77 municípios baianos, incluindo Juazeiro.

 Instalado inicialmente na capital baiana, segundo o governo, o serviço já levou à prisão de mais de 200 suspeitos. O investimento para a amplicação, de cerca de R$ 665 milhões, foi autorizado nesta terça-feira (27) pelo governador Rui Costa.

Rui explicou que o critério de escolha dos municípios para receber a tecnologia foi o tamanho. "O tamanho do município coincide com as ocorrências de homicídios. Os maiores municípios são os que apresentam maiores índices", afirmou. Entre os municípios que serão contemplados ainda neste ano, além de Juazeiro, são Paulo Afonso, Jacobina, Senhor do Bonfim e Irecê.

O sistema

As câmeras estarão em postes, viaturas e na palma da mão dos policiais. O tenente-coronel Marcos Oliveira, superintendente de Tecnologia da SSP, explicou como funciona a tecnologia. “São câmeras de reconhecimento facial de fluxo aberto, para locais públicos, de fluxo controlado, tem câmeras de análise situacional e de leitura de placas. Além disso, os dispositivos que estão sendo colocados nas mãos dos nossos policiais são dispositivos com capacidade de fazer captura de face, levar para nossa Central, e fazer o reconhecimento facial através do nosso sistema. Todo policial, com equipamento em mãos, poderá fazer a atividade do reconhecimento facial em tempo real”.

“O sistema é capaz de identificar facilmente as pessoas que são procuradas e tem uma coisa que o governador falou que é muito importante, identificar crianças perdidas e pessoas desaparecidas. Há pouco tempo, um coreano estava perdido da família aqui em Salvador e foi encontrado com a ajuda de algumas câmeras”, disse o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino.

Da Redação RedeGN / foto: Carol Garcia-GOVBA

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.