RedeGN - Imprimir Matéria

Acidentes de trabalho devem ser notificados, alerta Centro de Referência do Trabalhador de Juazeiro

27 de Jul / 2021 às 15h30 | Variadas

De janeiro a julho deste ano, 47 situações relacionadas a acidentes de trabalho foram registradas no município de Juazeiro-BA, segundo o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), órgão ligado à Secretaria de Saúde (Sesau). Mas este número pode ser ainda maior, e o Centro, neste dia 27 de julho, quando se celebra o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, reforça que as empresas e até o próprio trabalhador precisam fazer as notificações dos acidentes de trabalho ocorridos, mesmo não gerando o afastamento do trabalhador do seu ambiente de trabalho.

Os acidentes de trabalho são aqueles que ocorrem durante o serviço ou no trajeto entre a residência e a empresa, que provocam lesão corporal ou perturbação funcional e podem acarretar perda, redução da capacidade para o trabalho ou morte. Em todo o ano de 2020, 132 notificações de acidentes de trabalho foram registradas no município. 

"É preciso notificar todo tipo de acidente. A impressão quando não há o registro é que os acidentes não estão acontecendo. O primeiro passo para a criação das políticas públicas voltadas para a saúde e segurança do Trabalhador e Trabalhadora é a notificação", destacou a gerente do Cerest, Ana Cleide da Silva Dias.  

O Cerest presta assistência aos trabalhadores que são acometidos por doenças e/ou agravos relacionados ao trabalho, bem como realiza promoção, proteção, recuperação da saúde dos trabalhadores. O órgão também investiga as condições do ambiente de trabalho. "Quando ficamos sabendo de acidentes de trabalho, a equipe se estrutura para ir à empresa para saber em maior detalhe como aconteceu, o que levou ao acidente. Esta ação torna-se importante para que novos acidentes de trabalho ou doenças relacionadas ao trabalho não aconteçam novamente. É buscar ações para eliminar os riscos ocupacionais existentes. Mediante a inspeção realizada,   fazemos o relatório e conversamos com o empregador. O trabalhador, inclusive, pode procurar o Cerest", ressaltou Ana Cleide.

Segundo a gerente do Cerest, o órgão tem recebido uma demanda, por exemplo, de acidente envolvendo profissionais de limpeza urbana com material biológico e de trabalhadores com Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Também há entre os dados, registros relativos a doenças ocupacionais.

O Cerest em Juazeiro fica localizado na Rua Patativa do Assaré, nº 279, bairro Maringá, Juazeiro. O telefone para contato é o (74) 36115376.

Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

27 de julho é celebrado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A data, segundo o Ministério da Saúde, tem o objetivo de alertar empregados, empregadores, governos e sociedade civil para a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, promovam um ambiente seguro e práticas saudáveis em todos os setores produtivos.

Da Redação RedeGN

© Copyright RedeGN. 2009 - 2021. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.