RedeGN - Imprimir Matéria

Músicos e Artistas comemoram retorno da música ao vivo em Juazeiro

22 de Jul / 2021 às 22h30 | Variadas

A liberação de atrações musicais em bares e restaurantes animou os profissionais que se apresentam nos estabelecimentos e estavam sem exercer a atividade. A notícia também soou como música àqueles que voltaram a curtir as apresentações, embora a retomada esteja acontecendo em ritmo tímido. 

Nesta quinta-feira (22), numa noite de lua cheia, a redeGN conferiu o movimento nos principais pontos da cidade e em muitos bares com tradição musical ouvia-se voz e violão. A orla foi um dos pontos preferidos do público que manteve as regras e "queria ouvir música ao vivo".

Para o cantor e compositor Luiz do Humaytá, a expectativa era grande. “A classe dos músicos, da parte do entretenimento em geral, realmente foi muito afetada com a paralisação. O retorno deve ser muito bom para que, de alguma forma o governo realize a ampliação dos horários e mantenha o andamento da vacinação”, comentou o poeta. O cantor está confiante de lançar ainda este ano o seu sétimo CD.

O cantor Alan Cleber expressou o sentimento de alegria, após meses sem apresentações em público. "De volta aos palcos, numa versão acústica, seguindo todos os protocolos de segurança e prevenção ao COVID 19. Eis que surge mais uma nova esperança de tudo se ajeitar. Voltar aos palcos, significa, um ato de resistência, de perseverança, de amor, de paixão, pelo o dom que Deus nos deu que é cantar, expressar sentimentos e gestos".

O produtor cultural Alzyr Anttonio Sa Brasileiro (Alzyr Saadehr), que recentemente esteve no Programa Encontro com a Fátima Bernardes, TV Globo, disse que "a arte sempre será resistência e cantar é preciso".

As apresentações de música ao vivo em bares e restaurantes de Juazeiro, Bahia voltaram a ser permitidas desde quarta-feira (21), após meses de proibição. A autorização foi dada pela Prefeitura Municipal, após publicação do Decreto 1.551/2021 na edição do Diário Oficial. A decisão considera a manutenção da taxa de ocupação de leitos de UTI Covid, que nos últimos 14 dias, se manteve estável.

Na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 43%, com 126 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, 33% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estão ocupados, com 20 leitos disponíveis. 

Conforme o documento, os bares e restaurantes estão autorizados a voltar com o som ao vivo, desde que a formação vocal e instrumental seja de até dois integrantes no caso de ambientes fechados, e três para ambientes abertos. O local de apresentação deverá obedecer ao distancimento social de dois metros do público espectador, e apenas o vocalista, durante a apresentação, será dispensado do uso obrigatório de máscara.

O estabalecimento também deverá respeitar a intensidade máxima de som. Fica proibida qualquer atividade interativa que possa resultar em contato ou aproximação de artistas ou da equipe de produção  com os frequentadores, ou entre os clientes (dançar no espaço, por exemplo). Permanecem suspensas as realizações de shows e festas, sejam públicas ou privadas, independente do número de participantes.

Redação redeGN Fotos Ney Vital

© Copyright RedeGN. 2009 - 2021. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.