RedeGN - Imprimir Matéria

Prefeitura inicia ações com o Castramóvel nesta terça-feira em Petrolina

06 de Jul / 2021 às 10h30 | Variadas

Nesta terça-feira (6), a Prefeitura de Petrolina vai iniciar as ações de castrações de animais do município. As ações serão coordenadas pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) e dentro do planejamento, as castrações serão realizadas em bairros com notificações de leishmaniose em humanos.

O primeiro bairro a receber o Castramóvel será o Loteamento Recife, as atividades serão desenvolvidas durante o mês de julho e divididas em duas semanas. A primeira semana de castrações será do dia 6 a 9 de julho e a segunda de 20 a 23 de julho. 

Nesse primeiro momento, serão assistidos os animais de rua resgatados pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses e direcionados para a castração na unidade móvel. O veículo tem estrutura para castração e procedimentos cirúrgicos mais simples em animais de pequeno porte. O pós-operatório dos bichos será no CCZ, depois os animais ficarão disponíveis para adoção ou serão devolvidos para o bairro onde foram resgatados.  

Para a realização dos procedimentos, dois médicos veterinários estarão atuando na unidade. O veículo está equipado com autoclave, geladeira para vacinas, kits de cirurgia, cilindro de oxigênio e aparelho de anestesia inalatória. O veículo tem estrutura para realização de até 50 procedimentos por semana. 

Para o coordenador do Centro, Kahel Neves, através da castração haverá o controle populacional e consequentemente de doenças. "Estamos com um importante equipamento no município. O Castramóvel é, sem dúvida, uma grande aquisição, onde poderemos realizar atividades de controle reprodutivo de animais errantes, através da castração, bem como, tratar das zoonoses e evitar a propagação, em especial da leishmaniose, no ser humano", explicou.

Ascom Prefeitura de Petrolina

© Copyright RedeGN. 2009 - 2021. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.