RedeGN - Imprimir Matéria

Prefeitura de Juazeiro estimula a doação de sangue

14 de Jun / 2021 às 12h04 | Variadas

No Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado nesta segunda-feira (14), a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), aproveita a data para reforçar o incentivo à doação, um gesto de amor ao próximo.

Este ano, a Sesau já realizou campanhas internas e levou, em abril, muitos doadores de sangue ao Hemocentro da Bahia (Hemoba), através de parceria com a Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT). 

Os primeiros doadores foram os secretários das pastas. Fernando Costa, da Saúde, é médico e entende muito bem a necessidade de manter no Hemoba um estoque suficiente de sangue para atender as demandas não somente dos pacientes de Juazeiro, mas de várias da região norte. “É importante estimular sempre a doação de sangue porque muitos pacientes que necessitam de cirurgia, pacientes oncológicos,  precisam do sangue e dos seus componentes. Doar é um gesto de solidariedade”, destacou Costa.

O  servidor da Sesau, Luiz Fernando Lima, se tornou doador de sangue na campanha realizada pela secretaria. “Pensei em quantas pessoas eu posso ajudar doando sangue. É um sentimento muito bom poder doar e vou continuar doando”, ressaltou Luiz Fernando.

 Saiba como doar
 Para doar basta estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar pelo menos 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica 12h antes da doação. É importante ter dormido bem e estar bem alimentado no dia da doação.

 Impedimentos para a doação

 A pessoa que está resfriada deve aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas. Mulheres grávidas não podem ser doadoras durante a gestação e nem no período de  90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana. Também não devem doar durante a amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
Os doadores que apresentaram infecção pela Covid-19 são considerados inaptos por um período de 30 dias, após recuperação clínica completa (assintomáticos).
 
Para quem fez tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação (sobrancelhas, lábios, etc.) nos últimos 12 meses a doação não é possível e situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, é importante esperar  12 meses para doar sangue. 

 Hemoba Juazeiro

 O Hemoba fica localizado ao lado do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), no bairro Santo Antônio, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h30. A doação pode ser agendada através do número (74) 3611-7532.
 

Ascom

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.