Na semana em que celebramos o Dia do Meio Ambiente (05/06), o Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC), por meio da equipe de Hidrometria e Meio Ambiente, vinculada ao setor de Operação, iniciou no Núcleo 1, do Projeto Irrigado Nilo Coelho, a revitalização de um trecho do Riacho Vitória, com a plantação de mudas nativas na mata ciliar.
Inicialmente a ação se deu em uma pequena extensão do Riacho e, a longo prazo, serão plantados 11 km com vistas à revitalização do trecho. O objetivo da intervenção é restabelecer a cobertura das margens do Riacho Vitória para evitar sua degradação e contribuir com a preservação ambiental.
"Que esta ação não se resuma ao DINC. É importante destacar que é responsabilidade de todos nós zelar pelo meio ambiente. Cabe aos produtores, moradores das Vilas do Projeto, bem como à população Petrolinense cuidar do meio ambiente", pontuou o supervisor de Hidrometria e Meio Ambiente do DINC, Fernando Medeiros, que conduz as ações de preservação ambiental do DINC.
O Riacho Vitória corta o Perímetro Irrigado Nilo Coelho e tem a finalidade de drenar a água da microbacia do Riacho, acumulada durante o período chuvoso na região, mais precisamente em Petrolina (PE). O lago é intermitente, ou seja, não tem água durante todo ano.
Plano de Gestão Ambiental (PGA)
O Plano de Gestão Ambiental (PGA) é o Programa desenvolvido pelo Distrito Nilo Coelho (DINC) com o objetivo de estabelecer as ações em prol da preservação do meio ambiente que estejam a seu cargo e responsabilidade em função do contrato de Cessão celebrado com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), bem como em cumprimento às determinações e normativos legais pertinentes, com vistas ao uso sustentável dos recursos naturais existentes no Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.