Webinário mostra importância festa junina e ancestralidade

01 de Jun / 2021 às 17h07 | Variadas

Com a missão de refletir sobre o sincretismo religioso presente na festa mais popular do Nordeste, o São João, a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), com o apoio do Centro Cultural Cais do Sertão, promove o webinário 'Acorda Povo que o São João chegou: Festa e Ancestralidade'. O encontro virtual será transmitido nesta terça-feira (1º), no canal do YouTube do Cais, a partir das 19h.

"Discutir os encontros entre os aspectos distintos da nossa cultura tem sido bastante rico ao longo desses meses. Refletir sobre gênero, fê, ancestralidade e musicalidade em uma festa que carrega tantos significados para Pernambuco possibilita que o Cais dê continuidade ao trabalho de unir todas às expressões artísticas em seu espaço - seja virtual ou físico", analisa a coordenadora de Conteúdo, Clarice Andrade.

O foco da conversa terá como mote as ações do  'Acorda Povo' e a bandeira de Xangô em debate.  O debate também elucida o encontro das  manifestações juninas com a ancestralidade. Na roda de conversa, Clesiton Almeida, representante do Acorda Povo do bairro de Areias, no Recife; Esther Monteiro, do Ilê Obá Aganjú Okoloyá e Mestra em Antropologia e Helaynne Sampaio do Ilê Obá Aganjú Okoloyá, Mestranda em Educação Contemporânea na Universidade Federal de Pernambuco UFPE /CAA e Diretora de Dançado Afoxé Oyá Alaxé. O historiador Mário Ribeiro media o encontro.

Ascom

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.