RedeGN - Imprimir Matéria

Pazuello diz que seguiu Conselho Federal de Medicina em nota técnica sobre cloroquina

19 de May / 2021 às 13h15 | Variadas

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello afirmou nesta quarta (19) que se limitou a pedir uma nota técnica orientando como proceder a indicação de uso de hidroxicloroquina no combate à Covid-19 porque os médicos estavam fazendo recomendações "off label", ou seja, fora das diretrizes aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Pazuello afirmou ainda que seguiu o CFM (Conselho Federal de Medicina) ao elaborar orientação sobre a droga. "Os médicos estavam usando off label. Senhores, o Ministério da Saúde tinha uma nota para usarem cloroquina na fase em que estava morrendo gente.

Segundo ele, o Ministério da Saúde apenas produziu um documento que pedia atenção às dosagens que seriam prescritas, baseado em publicação do CFM que dava "autonomia para médicos usarem tais medicamentos".

O ex-ministro também afirmou que em nenhum momento recebeu nenhuma orientação relativa à imunidade de rebanho e afirmou ser contrário a essa tese.
 
"Você não pode achar que a partir da contaminação pode achar que todos estarão protegidos", disse, argumentando que não se sabe o grau de anticorpos foram adquiridos e por isso a melhor forma de imunização é através da vacinação.

Folha Press

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.