Serviços de radioterapia e braquiterapia não estão funcionando no Hospital do Câncer de Juazeiro inaugurado em 2020

18 de May / 2021 às 06h00 | Variadas

A reportagem da Rede GN obteve a informação de que os serviços de radioterapia e braquiterapia do Hospital do Câncer de Juazeiro não estão funcionando. Na unidade funciona apenas o serviço de quimioterapia.

Na última sexta-feira (14), no Programa Geraldo José, transmitido na Rádio Juazeiro Am 1190, trouxe um mini debate sobre a situação dos pacientes que precisam viajar para Salvador em busca do tratamento de câncer e relatam "casos de extremo sofrimento e desumanidade visto a complexidade do tratamento fora de Juazeiro".

O Hospital do Câncer é considerado a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), Juazeiro, Bahia. É bastante elevado o número de pessoas que são atendidas na unidade. A assessoria de Imprensa, informou que a marcação de consulta é feita entre 10h às 16h30, nos casos da oncologia clínica é necessário o paciente já ter realizado a biópsia. "Nos casos de oncologia cirúrgica, não".

Ainda de acordo com a assessoria são atendidas em média 35 pessoas por dia.

O Hospital do Câncer, em Juazeiro, Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) foi instalado em setembro de 2020 com o objetivo de ser o primeiro serviço de radioterapia e braquiterapia do interior baiano e com a meta de estratégia do Governo do Estado de descentralizar atendimentos de alta complexidade na Bahia, regionalizando serviços da saúde pública.

Mas os serviços de radioterapia e braquiterapia estão sem prestar atedimento. A reportagem não obteve ainda o motivo do não funcionamento destes dois serviços considerados essenciais.

Alguns pacientes reclamaram que apesar do atendimento ser regular "os serviços de radioterapia e quimioterapia não estão funcionando". Um dos pacientes relatou "que é doloroso precisar de um serviço que deveria ser prestado. "

Anexo ao Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), no bairro Santo Antônio, o Hospital do Câncer ocupa seis pavimentos e faz atendimento a pacientes com todos os tipos de câncer e em todas as fases da doença, desde o diagnóstico, passando pela cirurgia e o tratamento.

Os dois serviços em falta, a radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raio-X, por exemplo), um tipo de energia direcionada, para destruir ou impedir que as células do tumor aumentem. A maioria dos pacientes com câncer é tratada com radioterapia e os resultados costumam ser positivos. O tumor pode desaparecer e a doença ficar controlada ou curada. Em alguns casos, a radioterapia pode ser usada em conjunto com a quimioterapia, que é o uso de medicamentos específicos contra o câncer.

A braquiterapia geralmente é utilizada principalmente em tumores ginecológicos como reforço ao tratamento de radioterapia externa já realizado ou como tratamento exclusivo pós-operatório. Pode ser indicada também para tumores de próstata, pele, mama, cabeça e pescoço, entre outros
 

Redação redeGN Fotos Ney Vital

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.