Artigo: Pedra Angular

17 de May / 2021 às 23h00 | Espaço do Leitor

Existem certos homens  nesse mundo, que se adaptam perfeitamente às palavras do Grande Mestre, Jesus Cristo, sobre a Pedra Angular. Um deles chama-se, João Caffé Neto, pessoa por demais conhecida em Juazeiro. 

Nascido piauiense, de São Raimundo Nonato, desde cedo se radicou em nossa cidade, como um exímio mestre na arte da alfaiataria. Confeccionar roupas masculinas era o seu viés. Depois tornou-se comerciante, devido a um pequeno armarinho que montou nos fundos da alfaiataria, progredindo com o tempo até se transformar em armarinho e loja de comércio de roupas. 

Desde cedo esteve envolvido na política, era um ACM rôxo, por quem, por sua vez, era chamado carinhosamente de "Picolito"= pequenino. Sempre esteve entre aqueles homens que decidiam os destinos de Juazeiro, nos períodos eleitorais e um provável pré-candidato a Prefeito Municipal. 

Iniciado na Sublime Ordem em 21 de junho 1955, na sua Loja do coração a Segredo, Força, União nº 1.040, dela nunca se afastou, ocupando na Loja todos os cargos que uma Loja Local poderia dispor. Inconformado, partiu para novas conquistas , indo tomar parte nas grandes decisões do Grande Oriente do Brasil – Bahia, sendo Presidente da Poderosa Assembleia Estadual Maçônica (PAEL) e, de lá, foi apenas um pulo para ser GRÃO MESTRE GERAL ADJUNTO e, em seguida, GRÃO MESTRE DO GRANDE ORIENTE DA BAHIA, com uma votação nunca vista de nenhum Candidato à Grão Mestre do Grande Oriente da Bahia, em sua Loja: 74 votos a favor e nenhum contra. 

Maçom ativo, frequência de cem por cento, manteve-se em atividade enquanto lhe permitiu a saúde. 

Na comemoração dos 92 anos de fundação da Loja Maçônica Segredo, Força, União, em 2019, nós ambos fomos homenageados pela Loja, com uma Sessão Especial, com a presença da Banda do 3º BPM/J,  além do Alto Comandando da Maçaonaria da Bahia. Depois dessa ocasião, nunca mais vi meu irmão, procurava por ele sempre que avistava o seu genro, com quem estava morando no momento. 

Hoje (16), durante o jantar, fui surpreendido pela notícia da sua morte. Tenho certeza de que qualquer maçom ao ver a notícia, sentir-se-ia extremecido. 

Com a sua morte, morre também grande parte da Maçonaria Sanfranciscana.  Com o seu passamento para o Oriente Eterno, leva consigo o respeito de todos os maçons e o reconhecimento de que ele constituiu-se numa verdadeira pedra angular para a Maçonaria. Na construção dos princípios da Ordem, poder-se-ía coloca-lo em qualquer parte do alicerce pois, ele foi , de fato, uma pedra angular, na expressão máxima de si mesmo. 

Nosso Irmão João Caffé Neto, foi chamado à presença do Grande Arquiteto do Universo, para ocupar o seu lugar na Grande Loja Celestial. 

Siga em paz, meu Irmão!  

Carlos Augusto Cruz - médico, advogado e Maçon, Garu 33. '

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.