RedeGN - Imprimir Matéria

Setor cultural pede Auxilio emergencial em Juazeiro

07 de May / 2021 às 11h35 | Coronavírus

A pandemia do coronavirus, a maior tragédia humanitária dos últimos 100 anos, já matou mais de 400.000 pessoas em todo o Brasil. Além das consequências sanitárias, aprofundou desigualdades, e em virtude da negligencia dos poderes constituídos, tem provocado  fome e  miséria como há muito não se percebia no Brasil.

No contexto de combate a proliferação do covid-19 o setor cultural foi o primeiro a parar as atividades, e provavelmente será o ultimo a retomar plenamente, haja vista que produzir cultura significa juntar gente.

A ausência de politicas públicas que minimizem os danos causados pela impossibilidade de fazer shows, eventos e apresentações de forma geral, tem causado desespero do setor cultural em Juazeiro, a população já observa nas ruas os músicos da cidade tocando nos calçadões e nos sinais, na tentativa de sanar as inúmeras dificuldades para sobrevivência e dignidade dos que trabalham no campo da cultura.

Dada às circunstâncias, atendendo a um clamor de alguns artistas em situação de fome, aconteceu virtualmente, no ultimo dia 05 de maio, uma reunião composta por artistas, produtores, técnicos e articuladores de diversos seguimentos da cultura juazeirense, onde se discutiu a necessidade urgente de implantação de um auxílio emergencial que contemple a classe artística da cidade.

A situação de muitos artistas já é insustentável, falta dinheiro para alimentação e para as contas, e a situação se agrava para aqueles que precisam pagar aluguel, nesse sentido, é urgente que a Prefeitura Municipal de Juazeiro se manifeste em favor dos artistas e da cultura, pauta que foi amplamente defendida pelo grupo que ascendeu ao governo durante o período das eleições.

Portanto, conclamamos os artistas, grupos, articuladores culturais, e a sociedade juazeirense a se somar para cobrar junto ao poder público municipal o atendimento das seguintes reinvindicações: 

1-    Auxilio emergencial para os trabalhadores da cultura a partir de critérios que levem em consideração a realidade sociocultural de Juazeiro-BA.
2-    Realização de edital para seleção de projetos culturais que possam ser realizados virtualmente e/ou em formato hibrido.
3-    Estudo e criação de um plano de retomada gradual de acordo com cada seguimento artístico/cultural
4-    Isenção até 2022 de qualquer imposto municipal relacionado a realização de atividades culturais, seja prestação de serviços, seja taxas cobradas para execução musical em espaços como bares e restaurantes. 
5. Garantia de Recursos para cultura em 2022 na LOA de  2021, inclusive do auxílio para cultura .

Sabemos que tais pautas são factíveis e realizáveis. Desta forma lutaremos coletivamente pela salvaguarda da dignidade da comunidade cultural Juazeirense. Auxílio Já!

Ascom

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.