RedeGN - Imprimir Matéria

Fazenda em Sobradinho é autuada por furto de energia

07 de May / 2021 às 06h00 | Variadas

Uma fazenda produtora de manga, em Sobradinho, foi autuada por furto de energia. A ligação irregular da propriedade desviou mais de 100 mil quilowatts-hora (kWh), energia suficiente para abastecer por 15 dias o município de Antônio Gonçalves. Além de responder pelo crime de furto, previsto no artigo 155 do Código Penal, o proprietário pagará R$ 25 mil, valor estimado da energia desviada.  

Equipes da concessionária de energia com o apoio da PM também atuaram no município de Casa Nova, onde foram desativadas 25 ligações clandestinas em chácaras da região. Fora dos padrões técnicos, as ligações feitas para realizar o desvio de energia da rede elétrica da Coelba representavam, também, risco a comunidade, já que foram encontrados cabos irregulares ao solo.

Os alvos desta operação foram mapeados através de análises nos softwares da Coelba, associados a sensores inteligentes que controlam o fluxo de energia elétrica na rede de distribuição que auxiliam as ações de investigação de campo. Os valores recuperados dos desvios de energia cobrados dos proprietários, resultarão em arrecadação de impostos Estaduais e Federais que são revertidos para sociedade.  

A empresa ressalta que o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. Por isso é importante a denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site www.coelba.com.br, na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade. 

Ascom Coelba

© Copyright RedeGN. 2009 - 2021. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.