RedeGN - Imprimir Matéria

74ª CIPM/Rural adota Protocolo de Prevenção para abordagens a pessoas

02 de Apr / 2021 às 21h00 | Policial

Com o intuito de minimizar os riscos de contaminação do Covid 19, a 74ª CIPM/ Rural adota medidas preventivas durante abordagem dos policiais militares a pessoas nas ruas.

Uma das atividades polícia ostensiva de segurança, prevista na Constituição Federal como competência das Polícias Militares nos Estados-Membros (e Distrito Federal) é a realização de policiamento (fiscalizacão) do exercício das liberdades individuais das pessoas.

A forma que a Polícia Militar realiza esse policiamento/ fiscalização nas ruas é através do policial fardado, com suas viaturas caracterizadas facilmente identificado como policial militar pela ostensividade de sua identidade profissional, observando vigilantemente ou até restringindo o uso das liberdades individuais, com base no Poder de Polícia, inclusive com autorização jurídica para usar a força necessária (o poder da polícia) para se fazer valer a autoridade do Estado, caso seja necessária.

O exercício dessa fiscalização muitas vezes é necessária a abordagem as pessoas fiscalizadas pelo policial militar, inclusive, no caso de fundada suspeita, com a realização de busca pessoal na pessoa, em veículos ou estabelecimentos.

Nesse procedimento de busca, pelo protoloco adotado nos manuais das polícias militares do Brasil, assim como o abordado corre risco durante contato próximo com o policial, o mesmo risco também corre o policial ao abordar o suspeito, principalmente diante da atual pandemia.

Com essa preocupação, o Comando da 74ª CIPM/ Rural, sob orientação do Comando Geral (estratégico) e do Comando de Policiamento da Região Norte (tático), adotou um novo Protocolo para Procedimentos de Abordagens Policial, durante a Pandemia do Coronavírus, com uso de detector de metal, o qual minimizará os riscos de contaminação nos abordados e nos policiais mitares, sem reduzir as margens de segurança, procurando sempre o sempre o respeito a dignidade humana e  a eficácia durantes as buscas pessoais nas abordagens a pessoas.

Veja o vídeo:

Fonte: ASCOM da 74ª CIPM/ RURAL

© Copyright RedeGN. 2009 - 2021. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.