RedeGN - Imprimir Matéria

Prefeitura debate com comércio e outros setores propostas para reforçar parceria no enfrentamento à Covid-19 em Juazeiro

05 de Mar / 2021 às 20h00 | Coronavírus

O avanço nos casos da Covid-19 e a ocupação de leitos hospitalares em Juazeiro e região foram tema de reunião, nesta sexta-feira (5), entre a prefeita Suzana Ramos, o vice Leonardo Bandeira e representantes de diversos setores de Juazeiro.

Na ocasião, a gestora tratou sobre o agravamento dos casos do novo coronavírus no município e as medidas que a gestão está tomando para reforçar o combate à doença. 

A reunião aconteceu no Paço Municipal com a presença do Secretário de Saúde, Fernando Costa, o Procurador Geral do Município, Thiago Cordeiro, o diretor da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), Carlos Neiva, o presidente da Câmara de Vereadores, Berg da Carnaíba, além de representantes do Sindilojas, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (ACIAJ), Associação de Empresas do Distrito Industrial do São Francisco (AEDISF) e Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (CREMEB). O Ministério Público também foi convidado, mas não enviou representante para a reunião. 

Preocupados com a crescente ocupação de leitos hospitalares em Juazeiro, Suzana Ramos, juntamente com sua equipe gestora, contextualizou a situação da pandemia na cidade, apresentou números demonstrativos sobre a evolução dos casos de coronavírus desde o início dos casos até os dias atuais e apresentou, também, a ocupação dos leitos nos hospitais. Mas por enquanto, a prefeitura não pretende adotar o lockdown no município. 

"Estamos tentando contratar leitos de UTI na rede particular, pleiteamos junto ao Governo do Estado uma ampliação na quantidade de leitos para os hospitais públicos da nossa cidade. Além disso, já conseguimos quatro respiradores emprestados da rede particular para serem usados no Hospital de Campanha. Estamos tomando todas essas providências e não é nossa intenção fazer o fechamento total do comércio, porque entendemos também que o setor está passando por grandes dificuldades. Mas precisamos do esforço de todos, precisamos que a população colabore para que não seja necessário tomarmos decisões mais duras", frisou Suzana Ramos. 

Sugestões 

Ainda durante a reunião, a prefeita e o vice-prefeito ouviram as demandas e sugestões dos representantes do comércio, indústria, agricultura e da área médica da cidade. Os participantes se comprometeram a dialogar com outras entidades e reforçar com cada setor as medidas de prevenção e combate ao coronavírus.  

"Entendemos que esse tipo de encontro entre a Prefeitura e sociedade é fundamental porque envolve as entidades representativas de classe e faz com que a cidade tenha seus representantes da área comercial e outros setores participando com o Poder Executivo Municipal de uma discussão tão séria, que é essa questão da pandemia. O que opinamos aqui hoje certamente contribuirá para decisões futuras, de forma mais criteriosa e apropriada para o bem da própria cidade", declarou o gerente executivo da CDL Juazeiro, Eliton Oliveira Souza.

A Câmara de Vereadores também se comprometeu a unir esforços com a prefeitura. "A ideia dessa reunião foi muito importante porque foi possível ouvir a opinião de vários setores e juntar esforços para chegar a uma melhor solução, que não venha a agradar apenas um setor e trazer problemas para as demais entidades envolvidas, o ideal é ter uma decisão com a participação de todos", disse o presidente da Câmara, Berg da Carnaíba. 

Com essa reunião, a intenção da prefeitura é que o envolvimento dos representantes dos diversos setores econômicos do município colabore no enfrentamento da doença em Juazeiro. "Essa reunião foi muito proveitosa, pois pudemos escutar a visão do pessoal do comércio diante dessa pandemia. Mas é claro que eles também se sensibilizam com a vida humana. Nós apresentamos os dados sobre a Covid-19 na nossa cidade para que eles tivessem subsídio para discutir a situação toda de Juazeiro e da rede PEBA. Eles se mostraram companheiros e compreenderam toda a situação. E inclusive nós demos sugestões que podem evitar medidas restritivas mais sérias", explicou o secretário de Saúde, Fernando Costa.

Parceria com Petrolina 

Com percentual de ocupação de leitos de UTI rede PEBA (regulação entre hospitais de Pernambuco e Bahia), já ultrapassando os 90%, a prefeita Suzana e os demais participantes da reunião também sugeriram estender o diálogo com outras instituições e também com a gestão municipal de Petrolina, cidade vizinha que também está enfrentando situação semelhante. A proposta é que as duas cidades atuem em parceria no momento de tomar decisões sobre o enfrentamento da pandemia.

Edísia Santos – assessora de imprensa da Prefeita Suzana Ramos/ Ascom PMJ

© Copyright RedeGN. 2009 - 2021. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.