Fundação Gonzagão: Projeto Asa Branca ganha Prêmio socióloga Márcia Dangremon

19 de Dec / 2020 às 07h30 | Variadas

Os homenageados na 10ª edição do Prêmio Márcia Dangremon foram apresentados à sociedade, ontem dia 18, em um ato no Recife. Realizada pelo Governo de Pernambuco, a cada dois anos, a premiação condecora pessoas, empresas e instituições públicas comprometidas com a defesa dos direitos da criança e do adolescente. 

Entre os premiados a Fundação Gonzagão – Projeto Asa Branca, Exu Pernambuco, na categoria Pessoa Jurídica do direito privado. A presidente da Fundação Gonzagão, professora Marina Santana e vice presidente Aline Justino destacaram nas redes sociais a importânncia do prêmio e mais um incentivo para continuar o trabalho junto as crianças e adolescentes na cidade do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

O projeto Asa Branca ensina as crianças a tocar sanfona e é mantido pela Fundação Gonzagão, entidade criada em 2 de março de 2000 pelo então promotor de Justiça de Exu, Francisco Dirceu Barros, entre outros cidadãos. O objetivo é prestar atendimento a crianças e adolescentes.

“Do ano 2000 até agora, mais de 800 crianças passaram pelo projeto, que inicialmente, além de música, oferecia oficinas de artesanato, dança e poesia. Algumas delas se destacam atualmente tocando sanfona e se apresentando em grupos regionais, “O importante é incentivar as crianças a valorizar a cultura gonzagueana e a promover o município de Exu”, enfatiza.

A vice presidente do Projeto Asa Branca acrescenta que "é necessário doações e novos projetos, parceiros que possam também garantir a  possibilidade do Projetor ganhar novos instrumentos para facilitar o aprendizado das alunas e alunos".

O prêmio é uma homenagem à socióloga Márcia Hooper da Silva Dangremon, nascida em 1940, na cidade de Vitória, no Espírito Santo. Márcia ficou conhecida em Pernambuco por ser detentora de uma personalidade vibrante e apaixonada pela luta em defesa das mulheres, crianças e adolescentes, contra a exploração sexual e a violência doméstica. Falecida em 1999, ela foi uma das idealizadoras da Rede de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e uma das fundadoras do Coletivo Mulher Vida.

Redação redeGN Fotos Ney Vital (Arquivo)

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.