RedeGN - Imprimir Matéria

Teatro de Sombras criado por grupo de Sobradinho é classificado entre os melhores do país

16 de Nov / 2020 às 06h00 | Variadas

O grupo de Teatro Gestos e Ações de Sobradinho vem há mais de 20 anos promovendo na cidade, diversas atividades culturais a exemplo de espetáculos de teatro, teatro de bonecos, recitais de poesias e de literatura de cordel. Porém nos últimos meses, o grupo resolveu inovar em uma linguagem diferente na arte do entretenimento por meio do teatro de sombras, onde a projeção de imagens e objetos sobrepostos à luz, cria além de sombras, histórias e narrativas muito interessantes.

A iniciativa deu tão certo que até surpreendeu os integrantes do grupo quando eles receberem a notícia de que essa iniciativa, ora inscrita no Edital Prêmio Funarte RespirArte, Categoria Teatro, ficou entre as 270 propostas com a mais alta pontuação no país. 

Foi durante a pandemia de Covid-19, onde as iniciativas culturais estavam paralisadas, que as atrizes Edgleide Fonseca e Maria Rita, dirigentes do grupo e idealizadoras do projeto, se dedicaram à arte do teatro de sombras. O empenho e a dedicação dessas artistas sobradinhenses e o amor ao teatro foram tão bem recompensadas quando o Projeto: Teatro de Sombras: Reflexo do Imaginário foi reconhecido como um dos melhores projeto artísticos populares do Brasil.

As atrizes salientaram que não é a primeira vez que o Gestos e Ações tem proposta premiada pela Fundação Nacional de Artes-Funarte e que, mais do que nunca, essas duas artistas reafirmam o quanto esse trabalho cultural merece um de melhor reconhecimento e que o mesmo seja  aplaudido não somente em Sobradinho, como também, nos demais municípios do Território do Sertão do São Francisco que em breve receberão as apresentações dos espetáculos desse grupo.

Sobre o sucesso na aprovação de tantos projetos de arte,  Rita e Edgleide disseram que dedicam muito tempo ao estudo dos Editais e leis referentes à área  para que o grupo possa proporcionar acesso gratuito à arte em comunidades com menor poder aquisitivo e de difícil acesso ao bens culturais,  e que neste momento, isso só é possível quando se tem recurso para custear os espetáculos.

Ascom/Gestos e Ações

© Copyright RedeGN. 2009 - 2021. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.