Munícipe denuncia formação de novo lixão em área urbana de Juazeiro (BA)

30 de Sep / 2020 às 10h00 | Variadas

Em 19 de julho de 2012 a Prefeitura de Juazeiro inaugurou a 1ª etapa da Remediação do Lixão. A área foi totalmente remediada, o que reduziu significativamente os impactos negativos causados ao meio ambiente pela disposição inadequada do lixo.

Na etapa, a área de mais de 43 mil hectares foi totalmente limpa; foram instaladas cercas de isolamento; todo o lixo existente na área foi aterrado na primeira célula, além da construção do prédio da administração, o galpão para manutenção e portaria de acesso.

Foi construída lagoa de estabilização e no local o chorume extraído do lixo é encaminhado para tratamento, impedindo que alcance o leito do riacho Maria Preta.

Em 2014, foi inaugurada a segunda etapa e o Aterro Controlado de juazeiro passou a ser uma referência regional por se tratar de um equipamento que atende às especificações ambientais exigidas pela legislação e normas técnicas vigentes no Brasil.

O equipamento constitui de uma estrutura que conta com todo suporte necessário para depósito, compactação e tratamento dos resíduos produzidos na cidade.

No Programa Geraldo José (Transrio FM) a empresária Eliane Oliveira da Help BMG iniciou debate sobre a formação de um novo lixão na área urbana da cidade, desta feita em terreno do Porto de Juazeiro.

A reclamação ganhou muitos apoios todos eles favoráveis à denunciante e cobrando do Poder Público ações enérgicas para impedir tal prática. “A vergonha é ainda maior, pois mudaram para as margens do Rio. Não estou culpando a Prefeitura, também não sei de quem é a responsabilidade por aquela área, mas como sugestão poderiam convocar os carroceiros e catequizá-los sobre crimes ambientais” expressou Eliane Oliveira.

Da redação

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.