RedeGN - Imprimir Matéria

Rio São Francisco: CHBSF promove seminário para discutir projeto do Governo Federal de construir mais uma Usina Hidrelétrica

23 de Sep / 2020 às 08h00 | Variadas

A construção de uma nova hidrelétrica no rio São Francisco, 25 anos após a inauguração da UHE Xingó, última usina a entrar em operação no rio em 1994, ganhou força com a inclusão da UHE Formoso no Plano de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal.

Obras desta magnitude destoam da tendência mundial de buscar energias limpas, baratas e com baixo impacto ambiental, como por exemplo a energia eólica e a solar ou até mesmo a fotovoltaica, visto que a região do Norte de Minas tem alto potencial para tal e que investimentos em hidrelétricas são sempre muito altos e com impactos ambientais consideráveis.

O Comitê Hidrográfico da Bacia do São Francisco promove uma série de seminários para debater a proposta de instalação da Usina Hidrelétrica Formoso. O primeiro encontro virtual acontecerá no dia 30/09, às 14h, e terá como tema a Biodiversidade e os impactos a que estará sujeita

A programação do primeiro Seminário da série conta com quatro palestras que serão mediadas pela professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Yvonilde Medeiros. A abertura fica por conta do presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda.

Para contextualizar o projeto da Usina Hidrelétrica Formoso, foi convidado o gerente de Desenvolvimento da Quebec Engenharia, Leôncio Vieira, que ministrará a primeira palestra. A Quebec Engenharia é a empresa contratada para executar o projeto.

A pesquisadora pós doutora da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Ruanny Casarim, irá apresentar os impactos e prejuízos que a possível implantação da Usina irá causar à ictiofauna e ao ecossistema do Velho Chico.

A apresentação do professor Luís César, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), irá mostrar que os impactos na bacia do São Francisco serão sentidos muito além da região de Formoso.

A última palestra será ministrada por Cláudio Fabi, do ICMBio, e terá como tema o impacto da construção da usina nas espécies ameaças de extinção na bacia do São Francisco. Após as palestras os inscritos poderão participar, interagindo com os palestrantes.

Os interessados em participar deverão fazer inscrição prévia acessando o link: https://forms.gle/gK3Kh21XFR4AXTyE9

O acesso à sala do evento será encaminhado para o e-mail dos inscritos na semana do evento. As vagas de acesso à sala são limitadas, no entanto o seminário também será transmitido ao vivo no canal do CBHSF no YouTube.

SERVIÇO:
Data: 30/09/2020
Horário: 14h – 16h30
Local: Plataforma Google Meet

Fonte: CBHSF

© Copyright RedeGN. 2009 - 2020. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.