RedeGN - Imprimir Matéria

Codevasf realiza testes de operação em três novos sistemas de abastecimento de água em Casa Nova (BA)

15 de Sep / 2020 às 16h45 | Variadas

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) concluiu a implantação de três novos sistemas de abastecimento de água no município de Casa Nova (BA) — as estruturas estão atualmente em fase final de testes.

Os sistemas levarão água tratada às casas de 770 famílias, em 28 comunidades rurais difusas. Cada sistema é composto por estruturas de captação, adução, tratamento, reservação e distribuição de água, com ligações domiciliares. Após a fase de testes, os sistemas serão repassados ao município. Os investimentos do governo federal no empreendimento são da ordem de R$ 20,4 milhões.

A captação de água dos três sistemas ocorre por dispositivos flutuantes no Lago da Barragem de Sobradinho. A implantação das estruturas foi coordenada pela 6ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Juazeiro (BA). Ao todo, os beneficiados somam cerca de 3,5 mil pessoas. “Vai melhorar muita coisa: vai dar para usar na plantação e dar água para os animais”, diz o agricultor João Batista Carvalho Braga.

O Sistema Serra Branca é o maior dos três e beneficiará 2,6 mil pessoas nas localidades de Entroncamento, Pascasso, Sítio Nova Olinda, Algodão de Baixo, Algodão de Cima, Mãe D’água, Serra Branca, Boa Vista I, Salina, Sítio Fernando e Riacho do Parcácio — integram a estrutura 16 reservatórios elevados, três estações elevatórias e adutora de 48,4 mil metros, entre outros itens.

O Sistema Lagoado, por sua vez, levará água a 569 pessoas em Lagoado, Lajeiro, Lagoinha, Sítio Mangangá, Sítio Toca, Fazenda Santa Isabel, Fazenda Santarém, Boa Vista, Pilão, Caldeirão, Jurema, Sítio Mandacaru, Zé Inácio, Xiquexique e Ponta D'Água — o sistema é composto por 11 reservatórios e adutora de 16,6 mil metros.

Já o Sistema Luís Nunes beneficiará 270 pessoas na localidade que leva o mesmo nome — a estrutura possui reservatório e adutora de 6,9 mil metros de extensão.

Ascom Codevasf

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.