Bahia é o quarto estado com mais registros de denúncias de violência contra crianças e adolescentes

29 de Aug / 2020 às 13h00 | Policial

A cada dia, o Disque 100 (Disque Denúncia) recebe quase 50 denúncias relatando crimes sexuais cometidos contra crianças e adolescentes em todo o Brasil. O número é alto, mas pode ser maior, já que muitas das vítimas não registram a denúncia.

A Bahia foi o quarto estado em número de denúncias de violência contra crianças e adolescentes em 2019 feitas pelo Disque 100. Segundo o Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente, Feira de Santana, cidade a 100 quilômetros de Salvador, está entre as 20 cidades do país com maior número de internações por causa de aborto e violência sexual.

De acordo com o conselho, na Bahia, seis crianças ou adolescentes sofreram por dia, entre 2011 e o primeiro semestre de 2018, algum tipo de violência sexual. O estado registrou 16.175 casos no Dique 100.

Só no primeiro semestre deste ano, o estado já registrou 454 denúncias, o que faz com que o estado ocupe o quarto lugar com maior o número absoluto de denúncias feitas pelo disque 100, ficando atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Entre as 20 cidades que mais registraram internações em decorrência de aborto e violência sexual, 17 são capitais e, entre as outras três cidades, está Feira de Santana.

O Hospital Estadual da Criança (HEC), de Feira de Santana, registrou no primeiro semestre desse ano, 13 atendimentos em crianças vítimas de violência sexual. Em todo o ano passado, foram 69 casos.

“Às vezes, a família chega com um relato de que houve uma queda. Uma vez que a gente acha que pode ter tido uma violência sexual, a gente vai iniciar um protocolo com assistente social, às vezes a gente precisa da ajuda da assistência psicológica”, disse a pediatra do HEC, Elis Almeida.

Você pode denunciar: O Disque 100 funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização, de acordo com a competência e as atribuições específicas, priorizando o Conselho Tutelar como porta de entrada (nas situações de crianças e adolescentes), no prazo de 24 horas, mantendo em sigilo a identidade da pessoa denunciante.

Conselho Tutelar Juazeiro: (74) 9 91981304.

Conselho Tutelar Petrolina: (87)3862 2022 e 38629211

Redação redeGN Foto Agencia Brasil

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.