Espécies da fauna da Caatinga são monitoradas em obras do Conjunto Eólico Campo Largo 2

18 de Aug / 2020 às 08h00 | Variadas

Uma nova Campanha de Monitoramento de Fauna foi iniciada, neste mês de agosto, nas obras do Conjunto Eólico de Campo Largo 2, em implantação pela ENGIE, nos municípios de Umburanas e Sento Sé.

Além de contribuir para estudos científicos do bioma Caatinga, o monitoramento tem como objetivo analisar os principais grupos da fauna local - aves, répteis, anfíbios e mamíferos - a fim de avaliar as condições de adaptação das espécies, incluindo eventuais alterações comportamentais,devido às mudanças ambientais decorrentes da implantação do empreendimento.

“O monitoramento, realizado trimestralmente, prioriza as espécies raras, ameaçadas e vulneráveis à extinção, com base nos resultados do diagnóstico ambiental realizado na fase anterior à implantação do Conjunto Eólico”, destaca o gerente de projetos da ENGIE, Giuliano Pasquali.

Até o momento, mais de 5 mil animais de 243 espécies diferentes, foram identificados durante o trabalho de monitoramento. Os mamíferos são a maioria do grupo e somam cerca de 38%, seguidos dos répteis (32%), aves (25%) e anfíbios (5%). Realizada por uma equipe de especialistas, formada por veterinários e biólogos com grande experiência em animais silvestres, a atividade contempla o registro e marcação das espécies, além da análise de dados. “Todo trabalho é planejado de forma a preservar a integridade física dos animais e garantir seu bem - estar futuro”, explica Pasquali.

Os resultados obtidos com o monitoramento, que integra as condicionantes da Licença de Alteração (LA), possibilitam ampliar a base de informações e conhecimento acerca da fauna local. Assim, contribuem para a aplicação de medidas preventivas de manejo, buscando a conservação das espécies e a manutenção da biodiversidade.

Ascom Engie

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.