Auxílio bloqueado? Saiba como desbloquear seu benefício emergencial pelo WhatsApp

31 de Jul / 2020 às 12h01 | Coronavírus

Beneficiários do auxílio emergencial que tiveram o dinheiro bloqueado e não conseguem movimentá-lo no aplicativo Caixa Tem podem enviar documentos pelo WhatsApp para ter a grana. A parcela paga pelo governo é de R$ 600, mas pode chegar a R$ 1.200 no caso de mães chefes de família.

Ao todo, a Caixa Econômica Federal bloqueou cerca de 1,3 milhão de contas. A opção de desbloqueio pelo WhatsApp está disponível para aproximadamente 640 mil cidadãos com pendências referentes à documentação para ter o benefício.

Para quem está com acesso negado por indício de fraude, o que envolve mais 660 mil trabalhadores cadastrados, o desbloqueio só ocorre nas agências, conforme calendário que leva em conta o mês de aniversário do beneficiário.

O Agora mostra como fazer o desbloqueio. Primeiro, o trabalhador deve acessar o aplicativo Caixa Tem. Em “Liberar acesso”, virá o link para que o cidadão acesse o WhatsApp da Caixa. É por lá que serão enviados os documentos necessários.

Segundo o banco estatal, será preciso enviar apenas um documento de identificação e uma selfie. Basta tirar fotos, que devem ter formados específicos, como JPEG ou PDF.

O documento de identificação pode ser o RG ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Nos dois casos, a foto a ser enviada deve ser feita em um local iluminado e todos os dados devem estar legíveis, sem borrões.

Benefício pago na pandemia | Como ter os valores

  • A Caixa bloqueou preventivamente a poupança social aberta no Caixa Tem de alguns cidadãos que recebem o auxílio emergencial
  • Ao todo, 1,3 milhão de contas foram bloqueadas; parte delas por indícios de fraude e outra parte por falta de documentação

O que fazer

  • Quem não consegue acessar a grana do auxílio emergencial via Caixa Tem recebe uma mensagem; há duas diferentes
  • Para saber qual é a falha, o cidadão precisa entrar no aplicativo e fazer a consulta ao benefício

1 - Se o bloqueio for por suspeita de fraude

  • Ao acessar o Caixa Tem, aparecerá a seguinte informação: “É necessário regularizar seu Acesso. Procure uma agência, de acordo com seu calendário de recebimento”

2 - Se o bloqueio for por documentos pendentes

  • Ao acessar o Caixa Tem, em “Liberar acesso”, aparecerá a seguinte informação: “Para finalizar a validação do seu cadastro, vamos precisar que envie seus documentos pelo WhatsApp”

Como enviar a documentação que falta

  • O beneficiário deve estar logado no Caixa Tem
  • Após receber a primeira mensagem, de que deve enviar os documentos pelo WhatsApp, virá outra, com a seguinte informação: “Para iniciar a conversa, clique no link abaixo e mande a palavra CADASTRO”
  • É preciso seguir esta indicação, enviando a palavra cadastro
  • Será aberto o WhatsApp por onde os documentos devem ser enviados; o usuário deve se certificar de que está no número 0800-7260104 ((((COLOCAR TELA))))
  • O programa informa ainda que precisa de um documento de identificação e de uma selfie; clique em “Iniciar”
  • Na tela seguinte, virão as informações sobre como deve ser o cadastro dos documentos; vá em “Continuar”
  • Escolha o documento que vai enviar, se é o RG ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e clique sobre o nome que estiver na tela RG ou CNH
  • Primeiro, tire a foto de frente do documento e clique em “OK, entendi”
  • Depois, acesse “Clique aqui para enviar a foto” e vá em “Continuar”
  • Na próxima tela, haverá a informação sobre a necessidade de enviar o verso; clique em “Ok, entendi”
  • Tire a foto do verso do documento e vá em “Clique aqui para enviar a foto”; depois, vá em “Continuar”
  • Aparecerá uma mensagem informando que os documentos foram recebidos; agora, é necessário mandar uma selfie; clique em “Continuar” e, na próxima tela, em “Continuar” novamente
  • Faça a selfie e vá em “Clique aqui para enviar a foto”; depois, clique em “Continuar”
  • Pronto; aparecerá a mensagem de agradecimento pelo envio e com informações sobre o desbloqueio do benefício

Orientações para enviar as fotos de documentos

  • Tire a foto em um local bem iluminado
  • O documento precisa aparecer inteiro
  • Verifique se os dados estão legíveis
  • A foto deve estar em um dos seguintes formatos: png, jpeg, pdf ou tiff
  • Orientações para tirar a selfie
  • Tire a selfie em um local bem iluminado
  • Não use chapéu
  • Não use óculos
  • Segure o celular na altura dos olhos
Agora / Caixa Econômica Federal

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