Pandemia do novo coronavírus: UPA de Juazeiro recebe doação de uma cabine de desinfecção

18 de Jun / 2020 às 16h00 | Coronavírus

A Unidade de Pronto Atendimento de Juazeiro (UPA) recebeu nesta quarta-feira (17), da UniFTC, a doação de uma cabine de desinfecção para ser utilizada pelos profissionais da unidade que estão na linha de frente do combate ao coronavírus.

A entrega e montagem do equipamento contou com a participação do diretor da UniFTC de Juazeiro e Petrolina, Andrei Mello e do diretor médico da UPA, Júnior Tanuri.

Segundo Andrei Mello, a cabine foi confeccionada pelas equipes dos Colegiados das Engenharias Civil e Elétrica da Faculdade UniFTC de Petrolina, e irá contribuir para diminuir os riscos de contágio dos profissionais de saúde no momento de retirar os equipamentos de proteção individual (EPI’s) utilizados durante o atendimento aos pacientes. 

A estrutura é confeccionada com matalon galvanizado e possui, ao longo dos dois metros de comprimento, sensores de movimento que ao serem ativados acionam bicos aspersores que produzem uma névoa de solução desinfetante. “Buscamos as regras do Brasil, verificamos que a Anvisa possui um protocolo para confecção desses túneis e entendemos que seria possível construí-los em nossos laboratórios. A utilização deles, não elimina 100% o risco de contaminação, mas diminui muito a possibilidade de contágio. É um alívio para quem está trabalhando, um benefício para os profissionais da saúde  e uma forma de contribuirmos no combate à pandemia”, afirmou o diretor. 

Ele destacou ainda a importância de envolver a comunidade acadêmica em projetos como este. “Estamos em casa, mas os profissionais da saúde estão vivenciando a pandemia no dia a dia, estamos acompanhando sua luta diária. Ficamos alegres em ver nossos alunos e professores envolvidos nesta causa que, de certa forma tem um custo alto, mas que certamente traz benefícios muito maiores para toda a população”, completou.

O diretor médico da UPA, Júnior Tanuri, agradeceu a contribuição da faculdade no enfrentamento ao vírus. De acordo com ele “o equipamento além de ajudar muito na segurança dos profissionais é uma forma de aplicar os conhecimentos adquiridos na universidade para melhoria na cidade. Com certeza demonstra o mostra o zelo, tanto da faculdade com a comunidade, como da gestão que permite que a parceria seja efetivada”, frisou.

Por Fabiana Diniz/SESAU

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.