Pacientes da Covid-19 no Norte da Bahia passam a contar com mais 10 leitos de Uti’s instalados em Remanso

27 de May / 2020 às 06h00 | Coronavírus

Desde o último dia 12, os hospitais estaduais localizados nos municípios de Ilhéus, Feira de Santana, Juazeiro e Porto Seguro, estão atendendo apenas de modo referenciado.

Isso significa que as unidades recebem somente pacientes regulados pelo Samu ou pela Central Estadual a partir de outros hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de todo o estado. Demandas que não representem risco de morte, devem buscar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde ou uma UPA. No caso de Juazeiro, os serviços da UPA foram transferidos e conveniados com o Hospital Promatre.

Além de continuarem prestando assistência na área de clínica e em diversas especialidades, os hospitais têm alas exclusivas para o atendimento a pacientes com suspeita e diagnóstico positivo de coronavírus (Covid-19).

Atualmente 90 leitos já estão dedicados a Covid-19 nas quatro unidades. Somente o Hospital Costa do Cacau (Ilhéus) possui 28 leitos, enquanto o Hospital Regional de Juazeiro contabiliza 39 vagas. Já o Hospital Regional Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, está com 13 leitos, sendo 10 de UTI, e o Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, dedicou inicialmente 10 leitos de UTI.

Cabe ressaltar que progressivamente novos leitos clínicos e de UTI serão implantados nestas unidades, bem como todas as medidas de segurança serão adotadas para que pacientes com outros problemas de saúde não tenham contato com os casos suspeitos de Covid-19.

O Coordenador Regional de Saúde Pedro Alcântara de Souza, titular do Núcleo de Saúde Regional 10, informou que agora o Norte da Bahia conta com mais dez leitos de UTIs na cidade de Remanso. Os pacientes serão direcionados por meio da regulação estadual.

Ainda segundo Pedro Alcântara, o Hospital Regional recebeu três ventiladores e passam a operar normalmente os 10 leitos de UTIs COVID 19.

REFERENCIAS SRAG_COVID _ CRIL

Da redação

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.