RedeGN - Imprimir Matéria

Petrolina terá novo sistema de transporte público

09 de Feb / 2011 às 15h40 | Política

No intuito de preparar Petrolina para o futuro e proporcionar maior conforto para as pessoas que utilizam diariamente, o transporte público da cidade, o prefeito Julio Lossio assinará, nesta quinta-feira (10), às 10 horas, no Gabinete Municipal, a Ordem de Serviço para iniciar um estudo sobre o sistema de transporte coletivo municipal e para a elaboração do projeto executivo da implantação de um Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT. 

Petrolina está crescendo em um ritmo acelerado, a cada mês, segundo informações da Empresa Petrolinense de Transito – EPTTC, são cerca de três milhões de passageiros transportados. Dados do Censo Demográfico 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, apontam uma população de 294 mil habitantes residentes na cidade, dos quais 74,57% vivem na área urbana. Com essa realidade, o município está alcançando o patamar de metrópole e na medida em que isso ocorre, chega o momento de ajustar a sua infraestrutura e redefinir o seu sistema de transportes, essa é uma das metas do prefeito Julio Lossio. 

De acordo com o secretário de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente de Petrolina, Geraldo Junior, o trabalho que será desenvolvido pelo Consórcio Linha Verde pode ser dividido em dois eixos. O primeiro consiste em um diagnóstico da situação atual do transporte coletivo no município, que identificará as principais deficiências no funcionamento desse sistema, bem como a análise de cada linha, os horários de maior fluxo de passageiros, o modelo tarifário, a demanda de passageiros por bairro e os destinos mais procurados. A partir desse estudo, será possível definir o formato do novo sistema de transporte público de Petrolina, o posicionamento dos novos terminais de passageiros e a localização dos terminais de integração do sistema de transporte.  

O segundo eixo, ainda de acordo com o secretário, refere-se à elaboração do projeto executivo do VLT. Na primeira etapa do projeto, contará com dois quilômetros de linha férrea, do hotel Grande Rio ao Centro de Abastecimento de Petrolina – CEAPE, mas a intenção é ampliar essa distância até a rotatória do bairro Pedra Linda. A opção por inserir o VLT no município, que já vem sendo adotado por várias cidades no Brasil e no Mundo, coloca Petrolina no caminho da modernização. O projeto estrutural com o diagnóstico tem um prazo de 6 meses para ser concluído. A estimativa da prefeitura é de que as obras rodoviárias sejam iniciadas logo após o recebimento do estudo. Para a construção do VLT, o prefeito Julio Lossio está buscando parceria com o Governo Federal e com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).

Eneida Trindade Secom PMP

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.