RedeGN - Imprimir Matéria

Como não se via há décadas, Ilha do Rodeadouro teve público quase zero neste domingo

22 de Mar / 2020 às 18h33 | Coronavírus

O domingo (22) na Ilha do Rodeadouro, um dos principais pontos turístico do Vale do São Francisco, em que pese não ter sido ainda incluída nas medidas protetivas anunciadas pelo município de Juazeiro, foi de completo isolamento, como há  décadas não se via.

O forte calor que fez na região sempre foi um atrativo para levar frequentadores ao balneário, mas hoje não houve barcos, público, peixe assado, cerveja e nem banho. As lanchas e motos aquáticas também sumiram daquelas paragens e o silencio prevaleceu. Um ou outro comerciante visitou o local, mas somente para providencias corriqueiras e pra resguardar o patrimônio.

O transporte, incluindo todos os tipos de veículos náuticos, já havia sido interditado no lado pernambucano, após decreto do Prefeito Miguel Coelho. Do lado baiano a proibição não havia sido oficializada, o que levou as associações de barqueiros e barraqueiros do Rodeadouro a avaliar a suspensão por conta própria, o que de fato ocorreu.

O presidente da APCBIR, associação que congrega os barqueiros, João Batista Cazé Coelho, em um áudio que circulou em grupos de Whatsapp, já havia manifestado o desejo de suspender os transportes: “A gente queria juntar as associações ai, pra gente fechar a ilha, já procurei as autoridades, a Marinha diz que não se envolve, a não ser que a ordem venha de cima, a Prefeitura de Juazeiro não entrou em contato conosco e nenhum órgão público nos procurou. Em Petrolina o prefeito já deu a ordem pra fechar bares restaurantes e a travessia, então, estamos nos reunindo aqui no porto pra gente resolver isso ai, por questão de segurança”, manifestou.

Em novo decreto a prefeitura de Juazeiro estabeleceu o fechamento de bares, restaurantes e similares a partir da próxima terça-feira (24), mas o conjunto de associações da Ilha preferiu antecipar o fechamento dos transportes e serviços já neste domingo (22).

Em uma nota emitida hoje o Presidente João Batista Cazé, da Associação dos Barqueiros, informou que os transportes ficam suspensos até que as autoridades se manifestem sobre o assunto.

Confira como ficou a Ilha do Rodeadouro neste domingo (22) em vídeo postado pelo comerciante da Ilha Wagner Ricardo: 

 

 Da redação redeGN / Foto edivania/ Vídeo Wagner Ricardo

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.