RedeGN - Imprimir Matéria

COMPARAÇÃO COM PETROLINA ANGUSTIA JUAZEIRENSES?

29 de Jan / 2011 às 08h00 | Política

Geraldo José,
 
Visto o grande número de comentários com conotação pessimistas, sob qualquer pretexto, dos leitores deste Blog sobre a cidade de Juazeiro, gostaria de postar a passagem de um texto da pesquisa do Sociólogo Pilippe d'Iribarne e uma pergunta pessoal que talvez possa esclarecer e melhor canalizar estas angústias.
 
"Em todo lugar, a vida em sociedade é marcada de maneira durável por uma gategoria de situações que causam reações de preocupação, de medo e até mesmo de angústia, que passam um sentimento de perigo, de uma ameaça que é essencial de afastar. Situações as quais são associadas sentimentos de mal estar, ou mesmo de completo abandono moral.
 
O desejo de escapar de tais situações pesa profundamente sobre a existência, é o motor fundamental da ação, que se trate da ação cotidiana de cada um ou da construção coletiva das instituições.
 
Certo, a presença de uma tal área específica de inquietações não impede de ser igualmente sensível a outros perigos, mas sem que estes ocupem um lugar tão central na maneira de como a vida em sociedade toma forma".

Philippe d'Iribarne -  A força das culturas
 
PERGUNTA: Para nós juazeirenses, esta área de preocupação específica mais ou menos angustiada é ligada ao sentimento de estar reduzido à condição de inferioridade social, admisntrativa, estética, econômica e política em relação e confronto quotidiano com Petrolina, nossa eterna concorrente e parceira?

Ledo Ivo Gomes de Oliveira

© Copyright RedeGN. 2009 - 2021. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.