RedeGN - Imprimir Matéria

Cuidado às pessoas foi o foco da vereadora Cida Gama durante seu período à frente da Assistência Social de Juazeiro

17 de Feb / 2020 às 14h00 | Informativos

Durante os 3 anos que ficou à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) a vereadora Cida Gama focou na garantia de direitos às pessoas em situação de vulnerabilidade social e que necessitavam dos serviços dos equipamentos da Assistência Social.

A secretaria responsável pela Política Municipal de Assistência Social e pela normatização e articulação das ações governamentais e não-governamentais enfatizou durante esse tempo sua missão de promover o bem-estar social e econômico da população em estado de vulnerabilidade. Foram criados diversos projetos e programas e outros tiveram continuidade a fim de garantir e fortalecer a cidadania da população.

"Tive todo o apoio do prefeito Paulo Bomfim durante esses anos, foi um período de muito aprendizado onde pude vivenciar vários desafios, mas conseguimos superar muitos deles. Atuamos principalmente na prevenção a situações de risco com a Proteção Básica, mas também no cuidado às pessoas que já se encontravam com seus direitos violados. Além disso, conseguimos fortalecer as políticas públicas voltadas para as mulheres, crianças, jovens, idosos, pessoas com deficiência e público LGBT", destacou a vereadora.

As equipes dos equipamentos como CRAS, CREAS, Centro Pop, Restaurante Popular, CIAM, Casa Abrigo, Casas de Acolhimento atuaram de forma completa com assistentes sociais, psicólogos, advogados, educadores sociais e todos os técnicos que as normas da Assistência Social preconizam. "Atuar com equipes completas foi uma das nossas prioridades por que acreditamos que isso seja necessário para que os serviços sejam desenvolvidos de maneira adequada", pontuou.

Apenas nos 5 CRAS do município foram mais de 40 mil atendimentos anuais e atividades desenvolvidas diariamente nos 27 grupos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Durante a passagem da vereadora pela secretaria, uma das sedes do CRAS passou para prédio próprio e outra está em andamento. "É um gasto a menos para o município que pode ser aplicado em mais benefícios para a população, além de fazer o município pontuar nos índices do Ministério de Cidadania que avaliam a qualidade na prestação de serviços", explicou. Outro ganho para a população, foi a disponibilização de equipes do CadÚnico, que atuam com programas como o Bolsa Família, nos CRAS, descentralizando serviços que eram oferecidos apenas na Casa do Bolsa Família, no centro da cidade. "Dessa forma, evitamos que a população que precisa desses serviços se desloquem dos seus bairros. Isso facilitou o atendimento e deu mais agilidade ao trabalho desenvolvidos pelas equipes", falou.

Um dos programas de maior destaque, executado durante a gestão da vereadora na SEDES foi o 'Transformar", financiado com recursos próprios, que reforma casas de pessoas com deficiência com adequações de acessibilidade nos imóveis de acordo com a necessidade morador. Foram contempladas 15 famílias no primeiro edital e 7 delas já tiveram seu dia a dia transformado ganhando qualidade de vida. "Um importante programa da gestão do prefeito Paulo Bomfim, executado através da SEDES e que nos dá muito orgulho. É nosso papel enquanto poder público, cuidar das pessoas, proporcionar melhoria de vida e trazer conforto. A transformação é em toda vida, não só na estrutura física da casa. Cada entrega nos trouxe uma emoção muito grande por perceber como de fato mudamos a vida dessas pessoas", destacou.

Além dos programas já citados, a SEDES trouxe nesses 3 anos diversos cursos de qualificação profissional através do 'Qualifica Mais' capacitando aproximadamente 4 mil pessoas, levou atendimentos da assistência social para diversos bairros e distritos com o 'Social em Movimento', beneficiou jovens com curso preparatório de Redação para o ENEM com a criação do 'Bolsa Família Educa', acompanhou crianças da primeira infância com o 'Criança Feliz', ofereceu refeições de qualidade a preço simbólico através do Restaurante Popular, implantou o Conselho Municipal LGBT+ fortalecendo a política pública voltada ao segmento que já havia conquistado também o decreto do Nome Social, inaugurou a Casa Abrigo de Acolhimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica, reestruturou o CREAS em uma nova sede, valorizou as ações voltadas ao combate ao racismo e todas as formas de preconceito e atingiu o melhor IDCRAS já alcançado pela assistência social no município, chegando a 4,2 em uma escala que vai de 1 a 5.

"O olhar voltado para a Assistência Social no município é outro por que mostramos que os recursos recebidos foram de fato aplicados. Muda conceito, visão, serviço, muda tudo. Precisamos prestar contas do que foi feito por que fizemos isso através do desenvolvimento de um serviço de qualidade para a população. Agradeço imensamente ao prefeito Paulo Bomfim pela confiança e por credibilizar o trabalho realizado nesse período a frente da SEDES e também à equipe da secretaria pelo apoio e dedicação com que desempenhou seu papel. Retorno para a Câmara de Vereadores com a sensação de dever cumprido, e com a certeza de que farei ainda mais pela população através da vereança. A palavra hoje é gratidão por ter conseguido de fato mudar a vida de tantas pessoas e aqui cito com orgulho o jovem Raphael Dias, que chegou a viver nas ruas, foi acompanhado pela equipe do Centro Pop e hoje conseguiu um emprego, uma moradia e até ser aprovado em um curso da Univasf. Um exemplo de que quando se tem o apoio do poder público e força de vontade a vida muda, e muda para melhor. O trabalho e o cuidado com as pessoas segue agora de forma diferente, mas com o mesmo olhar e o mesmo respeito pela população", concluiu a vereadora Cida Gama.

 

 

ASCOM/CIDA GAMA

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.