Secretário de Petrolina diz que Ilha do Fogo agora pertence a Juazeiro. O lado baiano Juazeiro alega que não é oficial

05 de Feb / 2020 às 14h30 | Variadas

O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Petrolina, Giovanni Costa, afirmou nesta quarta-feira 5, que a Ilha do Fogo pertence ao município de Juazeiro (BA). De acordo com o secretário, uma reunião realizada há três meses com a União decidiu que a responsabilidade e os cuidados seriam do município baiano, após relatório que foi divulgado recentemente.

A redação da redeGN/Blog Geraldo José fez contato com Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB), Juazeiro, Bahia e foi informada que "existe em andamento um estudo, trabalho do IBGE, porém nada foi oficializado".

Já de acordo com a prefeitura de Petrolina, Pernambuco, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou um estudo para definir os limites entre Pernambuco e Bahia. A pesquisa constatou que as Ilhas do Fogo e Rodeadouro pertencem a Juazeiro e a ilha do Massangano a Petrolina.

A mudança deve ocorrer após finalização do processo que está em andamento, para criação de um Projeto de Lei para regulamentar a divisão.

Confira a nota completa da prefeitura de Petrolina:

"A Prefeitura de Petrolina esclarece que Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou um estudo a pedido do Ministério Público de Pernambuco, para definição dos limites entre Pernambuco e Bahia. Foi constatado que as ilhas do Fogo e Rodeadouro pertencem a Juazeiro (BA), já a Ilha do Massangano pertence a Petrolina. Informa ainda que em outubro foi realizada uma audiência pública com representantes do IBGE, SEI Bahia, Condep-Fiden de Pernambuco e das procuradorias dos dois estados, para discutir a definição dos limites territoriais. Na ocasião, foi definida a criação de um Projeto de Lei para que a divisão seja regulamentada. O processo está em andamento".

Redação redeGN Foto: Arquivo

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.