Parceria inédita entre Prefeitura e UFPE leva para Dormentes mais de 40 oficinas de capacitação em diversas áreas

27 de Jan / 2020 às 16h36 | Variadas

A Prefeitura Municipal em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) traz pela primeira vez para Dormentes o projeto UFPE No Meu Quintal, que oferece 45 oficinas de capacitação, gratuitas, para toda a população. Às inscrições começaram nesta segunda-feira (27) e devem ser feitas nas secretarias municipais e na prefeitura. 

Para fazer a inscrição é muito simples, basta escolher as oficinas desejadas e comparecer a secretaria relacionada ao tema até a próxima sexta-feira (31). Os eixos temáticos das oficinas variam desde arte, cidadania, meio ambiente, política, saúde, esportes e assistência social (Confira lista completa abaixo). 

Dormentes é a primeira cidade do Sertão de São Francisco a receber o projeto que está em sua 6ª edição. Cada oficina tem em média 4 horas de duração e serão realizadas nos turnos da manhã, tarde e noite, na sede e nos distritos de Caatinga Grande e Lagoa de Fora. "Vamos ter uma semana inteira de muitos cursos e atividades em todo o município. São oficinas fantásticas, com temas atuais e importantes e que trazem conhecimento para nossa cidade", comemora a prefeita, Josimara Cavalcanti.

O PROJETO

Desenvolvido pela Diretoria de Esporte, Lazer e Cultura (Delc) da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes) da Universidade Federal de Pernambuco, o projeto UFPE No Meu Quintal envolve cerca de 80 estudantes da instituição. O Programa tem o objetivo de oferecer a oportunidade aos discentes da UFPE de agregar novas vivências em educação experiencial por meio de uma imersão na dinâmica social de municípios pernambucanos.

CONFIRA OS CURSOS DISPONÍVEIS 

1

SUBJETIVIDADES, CIDADANIA E ARTE: OFICINAS CRIATIVAS COM MULHERES NO SERTÃO PERNAMBUCANO

2

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO MIDIÁTICA NA SALA DE AULA: POR QUE 'COMBATER' AS FAKE NEWS E OS DISCURSOS DE ÓDIO NA ATUALIDADE?

3

PESSOA IDOSA: QUAIS OS SEUS DIREITOS?

4

MEDIDAS PREVENTIVAS DE DOENÇAS BUCAIS COM PRÁTICAS COTIDIANAS: UMA PROMOÇÃO A QUALIDADE DE VIDA

5

ILUMINAÇÃO COM GARRAFAS PET: ESTRATÉGIA PARA PROMOÇÃO DE SUSTENTABILIDADE E ECONOMIA DE ENERGIA ELÉTRICA

6

AVALIAÇÃO DOS RISCOS E BENEFÍCIOS DO USO DE PLANTAS MEDICINAIS EM IDOSOS

7

OFICINAS SOBRE SEXUALIDADE E GÊNERO COM ADOLESCENTES EM CONTEXTO ESCOLAR

8

UM DOCE REMÉDIO: CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE INTOXICAÇÃO CAUSADA POR MEDICAMENTOS EM CRIANÇAS

9

COZINHA SUSTENTÁVEL: ALTERNATIVAS DE ATIVIDADES DOMÉSTICAS ALIADAS AO REAPROVEITAMENTO DOS BENS NATURAIS E À CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.

10

O ENSINO DE HISTÓRIA E O TEMPO PRESENTE

11

INTERFACES DO RACISMO: PRIVILÉGIOS? NÃO TEMOS

12

APLICAÇÃO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES: AURICULOTERAPIA E MEDITAÇÃO NA MELHORIA DO BEM-ESTAR E DA QUALIDADE DE VIDA

13

AME AMAMENTAR

14

USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE ENTRE INDIVÍDUOS COM DIABETES MELLITUS E HIPERTENSÃO ARTERIAL

15

UM DIÁLOGO SOBRE OS DIREITOS DOS JOVENS SEGUNDO O ESTATUTO DA JUVENTUDE E SEUS DESDOBRAMENTOS

16

BEIJO DE LÍNGUAS: RELACIONAR FALANTES DO PORTUGUÊS ORAL COM A LIBRAS, UMA LÍNGUA ESPAÇO-VISUAL

17

CARTILHA SOBRE OS CUIDADOS NA GESTAÇÃO, PARTO E PÓS-PARTO

18

A ARGUMENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA À VIOLÊNCIA ESCOLAR

19

A UTILIZAÇÃO DO PAPERCRAFT COMO FERRAMENTA DIDÁTICA-PEDAGÓGICA NO ENSINO DE SOLOS NA ESCOLA

20

A HUMANIZAÇÃO COMO DISPOSITIVO EDUCATIVO E ESTRATÉGICO PARA MELHORIA NO ACOLHIMENTO

21

CONSTRUÇÃO E LANÇAMENTO DE FOGUETES PARA INCENTIVAR ALUNOS DO ENSINO BÁSICO

22

CONSTRUINDO CONHECIMENTOS: O MUNDO DAS PARASITOSES INTESTINAIS VISTO PELO OLHAR DA DIDÁTICA

23

IDENTIFICAÇÃO DA PUREZA DO AR ATMOSFÉRICO NO MUNICÍPIO DE DORMENTES-PE; UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

24

ESPORTES ADAPTADOS PARA POTENCIAIS FORMADORES E POPULAÇÃO DEFICIENTE DE DORMENTES, PE

25

AÇÃO PEDAGÓGICA DE CONSCIENTIZAÇÃO E ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

26

SEXUALIDADE E ENVELHECIMENTO: PROMOVENDO QUALIDADE DE VIDA ATRAVÉS DO CONHECIMENTO

27

DIÁLOGOS PARA INCLUSÃO: O PAPEL DA ESCOLA PARA UMA SOCIEDADE INCLUSIVA COM O INDIVÍDUO NO ESPECTRO AUTISTA

28

INFORMASÍFILIS: EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA DE ENFRENTAMENTO À SÍFILIS

29

PARA ALÉM DAS PALAVRAS: ENTENDENDO AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS ATRAVÉS DA LEITURA VERBO-VISUAL

30

ABORDAGENS DIDÁTICO-METODOLÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E AUDITIVA

31

NOÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS

32

COMO MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM DORES CRÔNICAS NA COLUNA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA DA DOR

33

PRODUÇÃO DE SABÃO LÍQUIDO ECOLÓGICO A PARTIR DO REAPROVEITAMENTO DO ÓLEO DE COZINHA: UMA ALTERNATIVA PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PENSAMENTO SUSTENTÁVEL

34

OFICINA DE REPLICAGEM DE FÓSSEIS

35

PRODUÇÃO DE TINTURA E REPELENTE NATURAL NO COMBATE ÀS ARBOVIROSES NA COMUNIDADE DE DORMENTES, NO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO – PE

36

PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR, AUTOCUIDADO E ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

37

A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO: APROPRIAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS PARA O FORTALECIMENTO DO COMÉRCIO LOCAL

38

POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

39

SAÚDE DO HOMEM: UM OLHAR VOLTADO À PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PULMÃO E PRÓSTATA NA CIDADE DE DORMENTES

40

TERAPIA NÃO FARMACOLÓGICA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDÍACAS NO SERTÃO PERNAMBUCANO

41

REFORMA DA PREVIDÊNCIA BRASILEIRA: EM QUE ME AFETA?

42

EDUCAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA COMO PRÁTICA DE PREVENÇÃO E ORIENTAÇÕES SOBRE O AUTO-EXAME

43

O USO DE MAPAS TÁTEIS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO NO ENSINO DA GEOGRAFIA

44

FERRAMENTAS DE ANÁLISE E IDENTIFICAÇÃO DE INFORMAÇÕES ENGANOSAS ONLINE PARA A POPULAÇÃO DE DORMENTES (PE)

45

FAMÍLIA/ESCOLA - ESCOLA/FAMÍLIA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Ascom Prefeitura de Dormentes

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.