RedeGN - Imprimir Matéria

Festa do Interior dos Ribeirinhos em Casa Nova reúne um grande público

21 de Jan / 2011 às 17h30 | Política

Padre Mota, Constância Braga e a festa de São Sebastião em Pau-a-Pique, Casa Nova 

Em clima de devoção ao santo protetor da humanidade contra a fome, a peste e a guerra, São Sebastião, o Distrito de Pau-a-pique, em Casa Nova, reuniu durante os dias 18, 19 e 20 de janeiro, cerca de 20 mil pessoas, em comemoração ao padroeiro da localidade. A festa que teve início, 10 de janeiro, com a realização do novenário encerrou na noite de ontem, 20, com a realização da grande prossição, onde crianças, adultos e idosos agradeceram as graças alcançadas e pagaram promessas ao som de cânticos e orações.  

Para o pároco da cidade, Josemar Mota existe uma grande participação da comunidade católica no evento. “Essa festa consegue reunir uma grande quantidade de pessoas de outras cidades, natrurais de Pau-a-pique que retornam para reencontrar a família. Avalio que a festa também tem um cunho social muito grande, consegue congregar todas as famílias para um momento de confraternização e reafirmação da fé”, avalia o pároco. 

A professora aposentada, Constancia Braga, fala que todos os anos seus 10 irmãos se reencontram para confraternizar. Ela diz que a festa do padroeiro é um momento de união familiar. “A devoção ao santo começou em Pau-a-pique há mais de 200 anos, quando meu bisavô adquiriu a peste, doença infecciosa causada pela bactéria Yersinia pestis, que matava rapidamente. Sua tataravó, mãe de seu bisavô fez uma promessa ao santo, e ao adquirir a graça da cura ela e toda a sua família passaram a celebrar com devoção São Sebastião”. 

Durante os festejos autoridades políticas, participaram do evento que foi animado com as bandas Bonde do Maluco, Brega e Vinho, Voa Voa e Wanderlei do Nordeste.

Lidiane Cavalcante, Ascom/PMCN

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.