RedeGN - Imprimir Matéria

Roberto Carlos viabiliza água do São Francisco para o interior de Uauá

21 de Jan / 2011 às 10h30 | Política

O governador da Bahia Jaques Wagner (PT) em discurso durante a Feira de Caprinos e Ovinos na cidade de Uauá, no ano de 2009, disse entender porque o deputado Roberto Carlos (PDT) cobrava tanto água para aquela região. Ele viu de perto a necessidade do povo do interior e se comprometeu em levar água do Rio São Francisco, a pedido do deputado, para algumas localidades do município. Roberto Carlos que teve de sair de sua terra natal, Poroém, município de Uauá, ainda criança, por falta de água, voltou na semana passada à localidade para conferir a chegada da água nas fazendas Marruá, Poroém, Santana, Ouricuri e Serra da Canabrava.

A água chega às localidades através de uma adutora com captação na Caraíba Metais, e, para quem vivia o drama da falta do precioso líquido, ter água na torneira dentro de casa é um sonho. Para o agricultor Manoel Evangelista Martins, a água e a luz que chegaram a sua casa mudaram a qualidade de vida da sua família. “Hoje podemos conservar uma carne na geladeira, beber água de qualidade e ter uma vida mais saudável.  Roberto Carlos sabe do nosso sofrimento antes destes benefícios, pois ele nasceu aqui e vivia catando umbu por estas fazendas. Nasceu com a inteligência, soube desenvolver e hoje é orgulho para todos nós”, reconhece  Seu Manoel que antes pegava água de caminhão pipa e vivia à luz do candeeiro.

Dona Rosália Rodrigues não esconde a alegria em abrir a torneira e receber água do Rio São Francisco. Ela conta que muita gente da Serra da Canabrava não acreditava que um dia a água chegaria. “Hoje só temos a agradecer a Roberto que nos concedeu este benefício”, resume. Para quem havia deixado sua terra por falta de energia e água, o pensamento agora é outro. Neilton Gonçalves Silva assegura que vai comprar de volta as terras da sua família, e voltar a morar no Poroém. “Com luz e água na porta do que mais precisamos. Só de saúde para trabalhar e fazer estas terras produzirem”, pontua.

Para o deputado Roberto Carlos levar água para sua terra natal era “questão de honra”. Emocionado por voltar à casa onde nasceu, ele disse que viveu na pele o sofrimento pela falta d’água, mas hoje se sente feliz em poder, em parceria com o governo do Estado, através da Embasa, levar água para seus conterrâneos. “Primeiro foi a luz, agora a água. Sei que ainda é pouco pelo muito que vocês já me deram, mas vamos continuar trabalhando junto ao governador Jaques Wagner para que outros sonhos sejam realizados”, disse o deputado. Toda instalação da rede e dos hidrômetros já foi concluída, beneficiando mais de 1.500 famílias, faltando apenas a Embasa confirmar a data de inauguração do sistema.

Texto e fotos: Antonio Pedro

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.