ARTIGO - CENTRO GASTRONÔMICO

04 de Dec / 2019 às 23h00 | Espaço do Leitor

Carlos Augusto Cruz

Médico/Advogado

Assisti, nos últimos dias da semana passada, no Programa Geraldo José, da Radio Juazeiro, uma pessoa ligada a determinada Secretaria da Prefeitura Municipal, revelando os nomes com os quais seriam agraciados alguns dos espaços, na área de gastronomia a ser inaugurada a partir da próxima semana no local onde funcionou a antiga Viação Baiana do São Francisco e, depois, a Companhia de Navegação do São Francisco, ou FRANAVE.

Achei todos eles merecidos, porém. o que observei foi que quase na sua totalidade, só quem foi agraciado foi o time de futebol da Companhia. O time do Carranca, como ficou conhecido.

Quem escolheu os nomes para ser dado a cada um daqueles ambientes, por certo não conhece a história da navegação do São Francisco ou o papel desempenhado por essas duas empresas, no tocante ao desenvolvimento de Juazeiro.

Foi justamente por sua navegação que Juazeiro tornou-se grandiosa no Vale do São Francisco.

Querer homenagear à memória daquela empresa utilizando-se, para tanto, apenas o time de futebol, demonstra pobreza de conhecimento da historia de Juazeiro. É bom lembrar que o time de futebol da FRANAVE, foi apenas um apêndice da Companhia, e que  lá dentro daquelas quatro paredes, era onde existiam homens de uma sabedoria tão grande que eram chamados de Mestres, e o objeto que não fosse confeccionado nas dependências da antiga Navegação do São Francisco, não seria confeccionado em mais lugar nenhum.

Acredito que homens sábios como Mestre Aurélio, Mestre Lula, Mestre Hermirio, Mestre Manoel Neto, Mestre Clovis, Mestre Trajano, Mestre Alvim, Mestre Aníbal, Mestre Plácido, Mestre Osvaldo, Mestre Nelinho, Mestre Malaquias, Mestre Cachoeira, Vavá Minas Novas, Carlitão, Mestre Domício, Odilardo Amaral, , Mestre Antonio, Comandante Getulino, Comandante Zé Rodrigues. Comandante Filogome, Comandante Marçal Esses sim, é só uma diminuta amostra daqueles que, realmente, fizeram a Navegação do São Francisco, e fizeram também, com que a Navegação no Rio São Francisco fosse tão esplendorosa como foi. Sem falar na saga dos Belfort’s, que deu várias gerações para aquelas empresas, desde o Foguista Manoel, até os Comandantes Valdete e Antonio, todos Belfort, todos cria da navegação do São Francisco, para a navegação do ão Francisco,

Por isso eu apelo para a pessoa que vai nomear aqueles espaços que, por favor, consulte alguém que já  trabalhou na Companhia de Navegação do São Francisco, para se inteirar da realidade dos fatos.

Eu mesmo coloco-me à disposição, para esclarecer qualquer duvida que, tiver no período em que eu fui funcionário daquela empresa.

E olhem que a navegação do São Francisco é centenária, datando de 1871, desde quando o vapor Saldanha Marinho foi lançado nas águas do Rio das Velhas, maior afluente do Velho Chico, dando assim origem à navegação no Vale do São Francisco, entre Juazeiro-BA e Pirapora-MG.

Ainda está a tempo, é só querer mudar.

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.