RedeGN - Imprimir Matéria

 FTC promove iniciativas em apoio ao Outubro Rosa

30 de Oct / 2019 às 15h43 | Variadas

Em apoio ao Movimento Outubro Rosa, a FTC vestiu-se de empatia para promover uma programação de palestras sobre o Câncer de Mama. No campus de Petrolina, uma palestra foi ministrada pela enfermeira obstetra e Doutora em Enfermagem, Gilvânia Paixão. Já em Juazeiro, a palestra foi realizada pela enfermeira obstetra e Mestra em Enfermagem, Chalana Duarte de Sena. O evento foi sediado no auditório das duas unidades, com a participação dos alunos da instituição, no dia 22.

Durante as palestras, foram explanados os principais riscos do câncer de mama, sintomas, sinais e os tipos de doença. A enfermeira Gilvânea Paixão reforçou a necessidade do autoexame, destacando que é muito importante que a mulher se observe constantemente. “É necessário que a mulher se apalpe e realize os exames de rotina. Em caso de necessidade, é importante fazer a mamografia e radiografia, exames que são capazes de visualizar as alterações suspeitas”, explicou Paixão.

A convidada especial Gilmara Reis Gonçalves relatou sua experiência mostrando que a esperança em Deus e aproximação da família e amigos, é primordial. “É essencial que a mulher se toque e torne isso um hábito diário. Ela deve reconhecer seu corpo. A prevenção ainda é a melhor opção. Quando recebi meu diagnóstico, resolvi buscar o que é saudável para meu organismo e mente, e aumentei minha a rede de contatos. A minha fé me fortaleceu e ajudou bastante no meu processo de tratamento”, comentou.

Durante a palestra, a coordenadora do curso de Psicologia, Marinna Barbosa, foi convidada para falar um pouco sobre o papel do psicólogo frente às pacientes oncológicas e sua família. Na oportunidade, o coordenador do curso de Direito, Mário Cleone, também falou sobre os direitos dos pacientes de câncer.

O evento foi uma iniciativa da coordenação de Pesquisa e Extensão, idealizado pela professora Deise Cocco. “A FTC apoia esta Campanha de conscientização que tem como objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e sobre o câncer de colo do útero. Um dos nossos valores é levar educação para a vida”, ressaltou a coordenadora.

Rede FTC apoia 9º Caminhada Outubro Rosa

No último sábado (26), colaboradores e alunos da FTC, além da sociedade em geral, marcaram presença na 9º Caminhada Outubro Rosa, projeto que reforça o combate e prevenção ao câncer de mama, em Juazeiro. A iniciativa do evento é do Instituto Ivete Sangalo em parceria com o Hospital de Câncer de Barretos (SP) e o Instituto Avon. A caminhada percorreu a Avenida Adolfo Viana, Centro de Juazeiro, encerrando na Orla da cidade. A mobilização foi animada pelo cantor Alan Cleber e banda, com um show no trio elétrico.

Ascom

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.