Juazeiro celebra 518 anos do Rio São Francisco com ações de educação ambiental no terminal hidroviário da cidade

04 de Oct / 2019 às 17h30 | Variadas

Com uma programação iniciada nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (04), a Prefeitura se Juazeiro através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) em parceira com o SAAE realizou ações com orientações, palestras, doação de mudas e folders sobre cuidados com o meio ambiente.

Alunos da rede particular de ensino no bairro Tabuleiro receberam a educadora ambiental Ítala Layanne e a engenheira florestal Mariana Nogueira para uma manhã de orientações sobre os cuidados e apresentação do Rio São Francisco e do meio ambiente como um todo. Pedro Igor de 8 anos ouviu atento às orientações e participou do quizz realizado pela equipe de educação ambiental. “Eu aprendi que não devemos poluir o rio e nem o espaço onde vivemos, não devemos jogar lixo na rua e nem desperdiçar água no banho ou lavando a louça”, explicou.

Já as ações na orla da cidade chamaram a atenção das pessoas que embarcavam e desembarcavam no terminal hidroviário de Juazeiro, a exemplo da Exposição do material do Vire Carranca doado pelo Comitê de Bacia Hidrográfico do Rio São Francisco, materiais recicláveis pelo SAAE, doações de mudas pela SEMAURB, além de folders com informações dos cuidados com o meio ambiente e riscos que podem ocorrer caso não se tenha um olhar especial pelos recursos ambientais.

Agnaldo Martins de Souza é mecânico de manutenção e disse que soube da ação pelo rádio e afirmou que não podia deixar de participar. “Quando eu ouvi que teria essa ação hoje, no dia do Rio São Francisco, não podia deixar de vir obter mais informações de buscar mudas para plantarmos no bairro onde moro, incentivar os cuidados e também trazer minha filha, sobrinho e meu irmão. O Rio é vida e devemos cuidar. Parabenizo a todos por este ato de conscientização” acrescentou.

“A gestão do prefeito Paulo Bomfim está atenta às questões ambientais e hoje, dia do Rio São Francisco não podia ser diferente, estamos em parceira com outras secretarias desenvolvendo ações de educação ambiental. Escolhemos o ponto das barquinhas por ser o local de maior fluxo de pessoas que atravessam todos os dias o rio entre as duas cidades. Nosso rio precisa de cuidados e vamos mudar isso fazendo um pouco a cada dia”, completou Jadson Barros, Secretário da SEMAURB.

Débora Souza/SEMAURB

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.