RedeGN - Imprimir Matéria

OUTUBRO ROSA: MONUMENTO EM EXU, PERNAMBUCO ADOTA O TOM DA PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

05 de Oct / 2019 às 15h00 | Variadas

Na terra de Barbara de Alencar, mulher revolucionária e do Rei do Baião Luiz Gonzaga, a cor rosa ilumina um dos monumentos no centro da cidade, como parte das ações preventivas contra o câncer de mama. A Prefeitura de Exu, através da Secretaria de Saúde e da Coordenação da Saúde da Mulher realiza ao longo do mês de outubro, a Campanha de Prevenção contra o Câncer de Mama. 

Além do Monumento do Rei do Baião Luiz Gonzaga na cor rosa, a "Campanha Se Toca, Mulher" traz o exemplo vitorioso da primeira dama do município, Joanisa Belém, mulher jovem e guerreira, que chama a atenção de todas as mulheres, jovens para a conscientização do autocuidado, destacando que a prevenção é o melhor caminho para combater o câncer.

A coordenadora Priscilla Guimarães conta que a campanha é celebrada com o objetivo principal de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante o Outubro Rosa é comum o compartilhamento de informações sobre essas doenças, promovendo a conscientização sobre a doença e proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento.

"A cor rosa tem objetivo de chamar a atenção para a importância do exame preventivo para o câncer de mama. Os médicos indicam a realização da mamografia em mulheres a partir dos 40 anos, com repetição anual", explica Priscilla Guimarães.

Mundialmente, o mês de outubro é dedicado aos cuidados femininos para prevenção de uma das doenças que mais matam mulheres. Há quase três décadas, a ação Outubro Rosa alerta a elas para a importância de conhecimento do próprio corpo. Além do autoexame, em que as mulheres tocam as mamas com as pontas dos dedos para identificar se há algum nódulo, a campanha alerta para a importância de se fazer a mamografia, a forma mais eficiente de identificar a doença na fase inicial.

O movimento Outubro Rosa nasceu na década de 1990 diante da necessidade de promover ações educativas. Com um simples autoexame e a realização da mamografia é possível detectar o câncer de mama precocemente e evitar mortes.

Redação Blog

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.