RedeGN - Imprimir Matéria

Codevasf apoia associação de piscicultores no Norte da Bahia

10 de Apr / 2019 às 20h00 | Variadas

Na comunidade de Aldeia Cajueiro, localizada no interior do município de Curaçá, na região Norte da Bahia, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está apoiando uma associação criada por um grupo de moradores, a maioria jovens, que decidiram há cinco anos apostar na atividade da piscicultura para a geração de novos empregos e aumento da renda familiar. A localidade está inserida na área de atuação da 6ª superintendência regional da Companhia, sediada em Juazeiro (BA).

Neste mês os piscicultores receberam da Codevasf cerca de 12 toneladas de ração para criação intensiva de peixes. A ação ocorre no contexto de apoio a Arranjos Produtivos Locais (APL), e o investimento do governo federal foi de R$ 29,6 mil. "Aqui nós produzimos perto de 16 toneladas de peixe por mês, e vendemos para as cidades próximas, como Curaçá e Chorrochó, na Bahia, e Orocó e Cabrobó, em Pernambuco. Parte destes peixes também vai para o estado da Paraíba", afirma Maricelio Gonzaga de Araújo, presidente da Associação de Piscicultura da Aldeia Cajueiro, que reúne 18 famílias.

Os primeiros contatos entre a Codevasf e os piscicultores foram feitos pelos técnicos da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Gerência Regional de Revitalização da superintendência regional em Juazeiro. "O próximo passo é realizarmos uma capacitação e reciclagem dos piscicultores, para que eles desenvolvam a atividade com mais conhecimento e obtenham melhores resultados, tanto na produção como na comercialização do pescado", explica o engenheiro de pesca Luciano Rocha, que atua na unidade.

Moradora da localidade, a vereadora Gressiany Soares de Araújo Santos foi quem fez o primeiro contato com a Codevasf em nome dos piscicultores. "Eles me procuraram pedindo ajuda, principalmente devido ao alto preço dos insumos, o que poderia inviabilizar o trabalho deles, e como eu não conhecia muito sobre a atividade, procurei a Codevasf, que sempre está presente nesta região. Uma equipe de técnicos veio até nós e foi feita esta parceria", relata.

Na avaliação do superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Elmo Nascimento, a parceria tem dado certo. "A receptividade foi muito boa e as ações que pretendemos desenvolver aqui vão ajudar os membros da associação e também as quase duas mil pessoas moradoras da comunidade, a maioria jovens, que anseiam por oportunidades de trabalho", diz.

Ascom Codevasf Foto Divulgação

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.