Projeto de arborização levou mais de 5 mil mudas para bairros de Petrolina em 2018  

08 de Dec / 2018 às 21h00 | Variadas

Petrolina está cada vez mais arborizada. Prova disso, é que em 2018, até o mês de novembro, mais de 5 mil mudas típicas da região foram plantadas na cidade através da adoção de plantas pela população e pelo trabalho desenvolvido pelas equipes da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA). Isso foi possível graças ao Projeto 'Nossa Árvore' e pela inauguração do Viveiro Municipal, coordenados pela prefeitura.

Em março deste ano, foi inaugurado na cidade um importante equipamento ambiental. O Viveiro Municipal de Petrolina tem capacidade de até 50 mil unidades de plantas nativas da Caatinga, tornando-se o maior do interior do estado. São 2.500 m² que podem produzir, de uma única vez, até 27 mil mudas. O equipamento foi inserido  nas ações do projeto 'Nossa Árvore', que desde 2017 vem arborizando a cidade. Segundo a coordenação, foram doadas mais de 3 mil mudas e plantadas 2.350 em avenidas, ciclovias e Parque  Municipal Josefa Coelho.     

O diretor de Projetos Ambientais da AMMA, Victor Flores, explica que a participação da comunidade é essencial nesse processo. “O maior desafio é desenvolver através do plantio coletivo uma consciência ambiental, para que a comunidade contribua nos cuidados com a arborização urbana. Infelizmente ainda temos muitas perdas por vandalismo e supressão de árvores”, pontua.

Novas Mudas - Até o final do mês de janeiro de 2019 as equipes da AMMA estarão realizando expedições para coleta de sementes nativas e produção de novas mudas. A partir do próximo dia 15 de dezembro as doações de mudas ficarão suspensas e retornam no mês de fevereiro do próximo ano. Neste período, além da produção de novas mudas, a AMMA deve estimular o plantio de mudas nativas nas áreas rurais com o objetivo de contribuir com a conservação da Caatinga.

Ascom/Petrolina

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.