MANDATO COLETIVO EM DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA HUMANA EMITE NOTA MANIFESTANDO APOIO A PROFESSORES E ESTUDANTES DA UPE E UFPE, ENTENDA:

13 de Nov / 2018 às 09h32 | Variadas

Enquanto professor, parlamentar, secretário da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Petrolina, o vereador Gilmar Santos, por meio de seu Mandato Coletivo, vem a público manifestar sua solidariedade aos professores, professoras e estudantes da Universidade de Pernambuco (UPE) – Campus Nazaré da Mata, e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pelos recentes ataques promovidos por grupos que, anônima e covardemente, distribuíram panfletos nas dependências dessas universidades para difamar, caluniar, ameaçar e agredir a dignidade de profissionais comprometidos e dedicados com a promoção da boa ciência e do desenvolvimento da sociedade pernambucana. Em nome do famigerado projeto “Escola Sem Partido” querem criar a “Escola da Censura e do Medo”.

Toda a nossa solidariedade às mães, pais, famílias, que têm suas crianças e adolescentes violentados por sujeitos cruéis, muitos dos quais, pertencentes ao próprio ambiente familiar. Muitas dessas crianças e adolescentes vivem em ambientes vulneráveis,  abandonados pelas ações governamentais, sem cultura, esporte, lazer e assistência social que lhes garantam maior proteção e segurança. O caso envolvendo o assassinato brutal da jovem e estudante Estéfany Eduarda Nere de Oliveira é a mais recente e triste referência.

Toda a nossa solidariedade aos agricultores familiares do acampamento Chico Sales, que ocupavam a antiga Fazenda Copa Fruit, localizada nas proximidades do Núcleo do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho. Com essas famílias de trabalhadores aquela  área que há muito tempo estava improdutiva passou a representar um espaço de dignidade. Porém, sem autorização judicial, de forma truculenta e desumana, a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco, CODEVASF, no dia 31.10, autorizou que ateassem fogo no local, derrubassem casas e destruíssem aquela comunidade. Os trabalhadores que se encontravam no campo foram surpreendidos quando voltavam para casa e se depararam com aquele cenário de destruição. Muitos perderam todos os seus pertentes domésticos e pessoais.

Toda a nossa solidariedade à comunidade LGBTI, que também sofre com ataques de pessoas extremamente preconceituosas e covardes. Muitos  membros dessa comunidade vivenciam o pânico, a depressão e chegam a atentar contra a própria vida por não suportarem tamanha atrocidade contra o seu direito de existir.

Sabemos que parte desses ataques estão intimamente relacionados a atual conjuntura política, onde setores ultraconservadores das elites nacionais alimentam uma onda de fascismo, com discursos de ódio e violências contra minorias (mulheres, negros, LGBTTIs, sem-terra, sem-teto, indígenas) e que agora, encorajados pela eleição presidencial, sentem-se à vontade para promoverem essas violações e afirmarem seus projetos reacionários.  

Não nos calaremos e nem aceitaremos qualquer tipo de ameaça ou intimidação que cause dano aos direitos fundamentais da pessoa humana, conquistas universais assumidas por diversas nações, entre as quais está o Brasil.

Marcharemos juntos com todos e todas que, corajosamente,  defendem a vida, as liberdades e o direito de cada ser humano ser respeitado na sua forma diferente de existir.  Marcharemos com todos e todas que lutam por uma sociedade onde terra, trabalho, educação e dignidade sejam garantidas para a maioria do nosso povo. 

Mandato Coletivo

Vereador Gilmar Santos

Ascom

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.