Brasil vai reduzir emissão de gases antes do previsto, garante ministro Edson Duarte, em Montevidéu

25 de Aug / 2018 às 06h00 | Política
Em 2019 os líderes dos paises latinos americanos e Caribenhos devem se reunir em Salvador, diz Edson.


As políticas públicas brasileiras resultaram na redução de 2,6 milhões de toneladas de emissões de gases de efeito estufa nos últimos dois anos, informou na última quarta-feira (22) o ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, que participa em Montevidéu, da Semana do Clima da América Latina e Caribe. Segundo ele, o Brasil não apenas cumprirá as metas estabelecidas no Acordo de Paris, como deve conseguir alcançá-las antes do previsto.

O ministro apresentou um painel sobre o assunto e informou que “a queda no desmatamento, sobretudo na Amazônia e no Cerrado, trouxe grandes resultados para o cumprimento das metas estabelecidas para o Brasil. Os resultados alcançados na Amazônia - queda de 12% no ano passado - foram significativos. Nos últimos dois anos, no setor florestal, a redução foi de mais de 2 bilhões de toneladas, o que contribuiu para o cumprimento do acordo”, afirmou em entrevista à Agência Brasil.

Em relação aos maiores desafios da América Latina e do Caribe, Edson Duarte enumerou a conservação do solo, a qualidade dos alimentos, a redução da dependência dos agroquímicos, o cuidado com as águas, o combate ao tráfico de animais e às atividades ambientais ilegais.

Em Montividéu, a cidade de Salvador foi escolhida por unanimidade para sediar a próxima edição do evento, como explicou André Fraga, Secretário da Cidade Sustentável e Inovação, de Salvador: “Acompanhei o Ministro Edson Duarte durante as tratativas e fiquei animado com a possibilidade de podermos mostrar o que nossa cidade tem feito nessa agenda”, comentou.

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.