RIO DE JANEIRO: FLÁVIO LEANDRO DEFENDE O REGISTRO DO FORRÓ COMO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL

26 de Apr / 2018 às 13h30 | Variadas

Músicos, pesquisadores e autoridades se reúnem no Fórum Forró de Raiz Rio de Janeiro, desta quinta-feira (26) a sábado (28), para debater o registro do forró como Patrimônio Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Uma audiência pública faz parte da programação do fórum. O cantor e compositor Flávio Leandro participa de uma palestra,  Mesa Redonda Forró na Mídia.

O fórum terá mesas redondas e um show-manifesto. Outros fóruns regionais já foram e serão realizados pelo país por iniciativa do Fórum Nacional de Forró de Raiz, mas o do Rio de Janeiro – onde reside a segunda maior comunidade nordestina fora do Nordeste - pretende ser um marco. O evento carioca marca a adesão oficial do Sesc ao movimento, que agora ganha força institucional.

A audiência pública será realizada no Sesc Ginástico, nesta quinta-feira (26), dando início ao fórum. O encontro reunirá artistas, profissionais do ramo e autoridades para discutir políticas públicas sobre o tema.

A comunidade forrozeira encaminhará ao Senado Federal pedido de emendas ao orçamento que viabilizem recursos para atender outras exigências para o reconhecimento como patrimônio imaterial. Entre elas, registros audiovisuais e pesquisas acadêmicas sobre as matrizes do forró.

Os debates sobre o forró como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro serão realizados no Sesc Tijuca. Os resultados desse debate vão alimentar o processo de propositura do reconhecimento, protocolado junto ao Iphan em 2011 pela Associação Cultural Balaio Nordeste, da Paraíba. Ao fim de cada dia de debates, haverá um show de forró.

Para o último dia do Fórum, sábado (28), está marcado um show-manifesto na Feira de São Cristóvão com a presença de mais de 20 artistas e grupos musicais. A cantora e atriz Tânia Alves abrirá o espetáculo com uma performance em que interpretará a cangaceira Maria Bonita.

Redação blog Foto: Divulgação

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.