RedeGN - UPAE e HDM lembram a importância da doação de sangue

UPAE e HDM lembram a importância da doação de sangue

Neste dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data, instituída em 1964, faz lembrar que doar sangue é um gesto de amor que pode salvar vidas, assim como busca conscientizar toda a sociedade sobre a necessidade de captação dos hemoderivados de forma segura.

Há diferentes tipos de doação e a escolha depende da necessidade de quem vai receber o sangue coletado. Existe a doação total, que retira a cada procedimento aproximadamente 450ml de sangue; a doação de plaquetas por aférese que retém parte das plaquetas em um volume coletado de 300ml; e a autodoação, que é a coleta prévia do sangue de uma pessoa para uso próprio em uma cirurgia programada.

Para cada caso existem os critérios e determinações específicas. Mas, de forma geral, para ser um doador é preciso ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação). É necessário ter mais de 50 kg, estar alimentado e em boas condições de saúde, além de apresentar um documento original, com foto.

Existem alguns impedimentos temporários e definitivos à doação que podem ser conferidos no site do Hemope Pernambuco (http://www.hemope.pe.gov.br/queroserdoador-apresentacao.php). Em Petrolina, os doadores voluntários podem se dirigir à sede do Hemocentro, localizado à Rua Pacífico da Luz, no centro da cidade. Mais informações pelo telefone (87) 3866-6601. 

UPAE/HDM