Já há registros aqui na Bahia da superbactéria KPC, a Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase, com alto poder letal, que provocou a morte de 15 pessoas no Distrito Federal – lá, a infecção foi detectada em 135 pessoas. Em entrevista ao jornal Tribuna da Bahia, o infectologista Fernando Badaró, coordenador do programa de Combate à Infecção Hospitalar do Ana Nery, por questões éticas, não quis informar em quais hospitais, mas deixou claro que a situação preocupa. A bactéria seria também a causa morte de uma filha do cantor Beto Barbosa, segundo matéria divulgada no programa Fantástico, da Rede Globo. No estado, não há registro de óbitos. De acordo com a infectologista Nanci Silva, a KPC é uma bactéria com a propriedade de produzir uma enzima que destrói praticamente todos antibióticos, especialmente os carbapenêmicos, grupo do medicamento de última geração. A Secretaria da Saúde da Bahia informa que a Vigilância Sanitária baiana não registrou qualquer ocorrência médica relacionada à superbactéria. Segundo Fernando Badaró há subnotificações dos casos de infecção hospitalar e da KPC. “Apesar de ser obrigatório o controle e a notificação, não temos divulgação dos casos de infecção hospitalar”, critica. A KPC só é diagnosticável por exames minuciosos. Têm sintomas de uma infecção normal, como febre, dores na bexiga ou tosse. Não há risco de contágio fora do ambiente hospitalar.
BAHIA JÁ TERIA INFECTADOS PELA SUPERBACTÉRIA KPC
Notícias Relacionadas
Comentar Agora
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
1 comentário
21 de Oct / 2010 às 15h41
Meu pai faceleu no dia 08/09/2010 no hospital Protugês com essa bacteria, andando no dia 13/08/2010 na emergência e só sai no caixão, é irresponsabilidade do hospital e do meio de comunicações desta cidade ficar escondendo a verdade da população. estive no hospital solicitando os relatorios Médico e fui informada que foi proibido pelo Cremeb do não mais ser fornecido por uma determinada lei. gostaria de receber a resposta. Grato, Anna Maria