Targino Machado critica baixa assiduidade de deputados nas sessões da ALBA

"A regra aqui na Casa tem sido a ausência dos deputados. Falta vergonha na cara!"

O deputado estadual Targino Machado (PPS), na tarde desta terça-feira (21) na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), comentou resposta sobre requerimento feito à presidência da Casa Legislativa no último dia 14, solicitando informações sobre as sessões ordinárias deste ano. O parlamentar lembrou que é necessário uma quantidade mínima de 21 deputados presentes, o que corresponde a 1/3 dos parlamentares da Casa, para o funcionamento das sessões plenárias,conforme o Regimento.

"Fiz no último dia 14 requerimento à presidência da Casa pedindo algumas informações e recebi na tarde de hoje, da Secretaria da Mesa Legislativa do Estado da Bahia, certidão que informa que neste ano até a data da solicitação foram realizadas 104 sessões ordinárias, 22 concluídas no horário regimental. Olha a gravidade, de 104 sessões apenas 22 foram concluídas ou prorrogadas, sendo que 17 delas foram deliberativas e apenas cinco concluídas no horário regimental. O parlamentar criticou a baixa assiduidade dos colegas de parlamento e lamentou que 82 sessões foram interrompidas este ano por falta de quórum.

"Isso é pra calar a boca dos colegas quando eu subo na tribuna e cumprimento as poltronas vazias. Essa Casa tem se tornado uma casa preguiçosa, que só se reúne de fato quando há algum interesse do Governador Rui Costa. A regra aqui na Casa tem sido a ausência dos deputados. Uma vergonha, porque o salário dos deputados não está atrasado. E por que se candidatam a deputado, se não querem prestar serviço? O principal lugar para o deputado trabalhar é aqui no plenário, porque é aqui que se expõem as ideias, que se defende os interesses da Bahia e dos baianos.Nesta Casa aqui tudo pode, o exercício da desfaçatez nesta Casa não é exceção, virou regra. Vamos ver se agora os deputados tomam vergonha na cara", concluiu Targino.

Ascom Dep. Targino Machado