RedeGN - Grupo Operativo da Ouvidoria Cidadã promoverá audiência pública em Juazeiro

Grupo Operativo da Ouvidoria Cidadã promoverá audiência pública em Juazeiro

No próximo dia 15 de outubro, a sociedade civil de Juazeiro terá a chance de discutir acesso qualificado à Justiça. A audiência pública promovida pelo Grupo Operativo da Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública tem como proposta  fazer um levantamento preciso das demandas e expectativas da população no que se refere aos serviços oferecidos pela Defensoria. Esse processo está acontecendo 34 cidades do interior do Estado. É algo inédito nas instituições de Justiça do país, uma vez que as representações sociais que compõem o Grupo levam diretamente suas necessidades, buscando soluções. A audiência acontecerá às 13h30, na Associação de Moradores do Bairro Alagadiço, no bairro Alagadiço no Centro da cidade.

Os dois primeiros encontros aconteceram nas cidades de Livramento de Nossa Senhora, em 21 de setembro, e em Feira de Santana, no dia 22. Na ocasião lideranças diversas, bem como representantes do poder público, expuseram problemas coletivos – segurança pública, violência doméstica, questões estruturais, atendimento mais humanizado, dentre outros- e a necessidade de aproximação com Defensoria, uma vez que essa instituição prima pela dignidade da pessoa humana e pela proteção aos seus direitos.

A iniciativa significa também o fortalecimento da participação popular democrática nos espaços formais de Poder, levando suas reivindicações e necessidades de forma direta e verdadeira à Instituição. “Existem formas de potencializar os serviços prestados pela Defensoria, buscando, de maneira constante, a sua essencialidade. Nesse sentido, devemos atuar para além de ações pontuais ou individuais. É preciso planejar ponderando as diversas considerações feitas pelas organizações sociais pensando, assim, em todo o coletivo. E o Grupo Operativo tem o papel político de mobilizar”, destacou a Ouvidora-Geral, Anhamona de Britto.

Fonte: Ascom Ouvidoria