RedeGN - Ministério do Trabalho oficializa Sintraf como entidade representativa da agricultura familiar em Petrolina, PE

Ministério do Trabalho oficializa Sintraf como entidade representativa da agricultura familiar em Petrolina, PE

Após várias batalhas do Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais de Petrolina (Sintraf), que duraram sete anos, o Ministério do Trabalho publicou na última sexta-feira (9), no Diário Oficial da União, o registro que confirma a entidade como a única representante da categoria. O Sintraf passa agora a representar os agricultores em todas as instâncias, como: encaminhamento de benefícios previdenciários, acompanhamento aos assentamentos da reforma agraria e emissão da declaração de aptidão para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Hoje, a entidade possui 700 associados da agricultura familiar. De acordo com a presidente do Sintraf, Isália Damacena, a meta é cobrir 100% da categoria nas áreas ribeirinha, sequeira, irrigada e de assentamento. “Agora nossa classe tem um sindicato específico para lutar por ela. Já lutávamos antes, e, com o registo, passamos a ter plenos direitos de reivindicar as demandas que existem e buscar muito mais”, disse.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a agricultura familiar é responsável por 70% do alimento que chega à mesa dos brasileiros. “Nossa categoria é muito importante, não só para Petrolina, mas para toda a região que depende da agricultura familiar. Isso se reflete no entendimento que todos do sindicato têm sobre nossos papeis”, afirma Isália.

Ascom Sintraf