RedeGN - Prefeito Julio Lóssio diz que saúde pública em Petrolina precisa se consolidar

Prefeito Julio Lóssio diz que saúde pública em Petrolina precisa se consolidar

Foi assinado ontem (18), no Hospital Dom Malan, um convênio para obras de recuperação e manutenção do Hospital Dom Malan no Valor de R$ 529 mil. Os recursos são do governo do estado. O Presidente do IMIP, José Antonio Carlos Figueira, falou sobre a inauguração da Casa de Apoio, para abrigar as mães de crianças internadas na unidade que leva o nome da Irmã Dourado, criadora e gestora da entidade Petrape e sobre o papel do Dom Malan como hospital de referência por seu papel social. A irmã Dourado teve vários filhos, mesmo não sendo biológicos. As mães precisam acompanhar os seus filhos, não queremos separá-los nesses momentos. Agora terão essa casa de apoio para acompanhá-los. Digo sempre que o ser humano só se realiza plenamente quando se integra no meio social onde vive”, disse.

O presidente do PETRAPE, José Vieira, relembrou o trabalho da Irmã Dourado durante mais de 30 anos na entidade. “Ela dizia – eu quero as crianças que ninguém quer” afirmou. O Secretário estadual de Saúde, Frederico da Costa Amâncio, falou da experiência da Casa de Apoio no hospital Barão de Lucena no Recife que está se repetindo em Petrolina com o Dom Malan. “O Dom Malan é a principal referência materno-infantil pública na cidade. A casa de apoio dará mais assistência às mães das crianças que ficarão próximas dos seus filhos. Temos que trabalhar unidos para que possamos trazer melhorias para a assistência dessa região”, disse.

Na solenidade de inauguração da Casa de Apoio do Hospital Dom Malan nesta quarta feira (18), o prefeito de Petrolina Julio Lóssio ressaltou que ao assumir o governo em 2009, o município vivia uma situação de muita dificuldade com um déficit de R$ 3 milhões, o que exigia ações pontuais para melhorar a assistência. “Ainda não está tudo feito, mas vivemos uma situação mais calma". Lóssio falou do hospital Dom Malan como uma unidade de saúde de referência. O gestor também falou sobre as necessidades dos municípios brasileiros, no que tange à saúde e das ações do governo de melhorar o atendimento como o projeto Nova Semente nas comunidades que pretende ser um suporte educativo, mas também de saúde. Julio Lóssio informou que o PETRAPE, é uma das beneficiárias do programa.