O drama da pequena Júlia: Internada em Caruaru-PE há 10 meses, criança aguarda liberação de transporte para Juazeiro

Há dois meses a família da pequena Júlia, de apenas 11 meses, aguarda uma posição da secretaria de Saúde do município de Juazeiro, referente a contratação de uma clínica que faça o transporte da criança da cidade de Caruaru, em Pernambuco, para Juazeiro. Júlia está internada há 10 meses e apresenta um quadro de Atrofia Muscular, uma doença degenerativa genética e sem cura.

Em 24 de fevereiro deste ano, a justiça expediu um Mandado de Urgência para que a secretaria de Saúde de Juazeiro arcasse com os custos do transporte da menina. Mas segundo o avô de Júlia, Jailton Alves- popular Sambinha-até o momento nenhuma iniciativa foi tomada por parte da gestão municipal.

“Vim aqui pedir uma resposta da secretaria e espero que ela venha dizer o que ela está fazendo. Não suportamos mais esse tipo de descaso”, desabafou o avô em entrevista ao programa Geraldo José desta segunda-feira (16).

A vinda de Júlia para Juazeiro tem que ser feita por tráfego aéreo através de uma clínica especializada que também acompanharia o tratamento da criança na cidade. A família aguarda ansiosamente uma resposta da secretaria de Saúde. “Nós precisamos que a secretaria contrate essa clínica, que tem uma equipe especializada, para que Júlia possa ser transportada para Juazeiro. Queremos a nossa Júlia junto da gente e estamos ansiosos para encontramos com ela. Vamos aguardar uma posição da prefeitura”, declarou Jailton Alves.

Em conversa com o radialista Geraldo José, durante participação no RJ Notícias da Rádio Juazeiro, na manhã desta terça-feira (17), a Secretária Municipal de Saúde Tatiane Malta informou que a administração já está empenhada para se adequar ao Mandado Judicial e adquirir os equipamentos necessários e estabelecer uma equipe para atender a paciente Júlia Raquel em Juazeiro. A secretária explicou ainda que a gestão está viabilizando meios para transferência de Júlia, que atualmente é atendida por uma unidade hospitalar na cidade pernambucana de Caruaru.

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José